Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 25 de Março de 2010 | Horário: 09:31
Compartilhe:

Programa Consciência Alimentar é lançado para EMEIs da Zona Sul

O prefeito de São Paulo lançou oficialmente o Programa, que irá orientar alunos de quatro a seis anos e pais sobre a importância de uma alimentação saudável. Ele está funcionando em projeto piloto em 30 EMEIs de Capela do Socorro.
A saúde das crianças de quatro a seis anos da rede pública municipal ganhou um aliado, na última quarta-feira (24/03). Em cerimônia no CEU Cidade Dutra, Zona Sul, o prefeito de São Paulo assinou o decreto que lança oficialmente o Programa Consciência Alimentar, em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de orientar alunos e pais sobre a importância de uma alimentação saudável.

"Este é um programa de importância extraordinária para São Paulo. Simples, mas que até agora não havia sido implantado. Trata-se de conscientizar as crianças sobre os benefícios da boa alimentação e ensiná-las que aquilo que comemos está diretamente relacionado com a saúde", disse o prefeito.

As crianças de quatro a seis anos tiveram incluídas nas grades curriculares oficinas educativas sobre como manter uma alimentação correta e a importância de experimentar todos os tipos de alimento. As educadoras utilizam rodas de conversa e atividades práticas como o preparo de sanduíches, por exemplo, para ensinar os hábitos saudáveis para a garotada. Por enquanto, o programa está funcionando como projeto piloto e, por isso, as oficinas educativas estão sendo realizadas em 30 EMEIs da região de Capela do Socorro, Zona Sul.

O programa foi estruturado a partir da preocupação com o índice de obesidade nas escolas. Segundo a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Mônica Serra, uma pesquisa aponta elevado número de crianças obesas e com anemia. "Fizemos uma pesquisa para identificar a gravidade do problema e muitas crianças estavam acima do peso e com anemia. Para reverter esse quadro, entendemos ser importante levar o conhecimento também aos pais, principais parceiros na educação alimentar", explica Mônica Serra.

As oficinas voltadas à conscientização dos pais tiveram início no dia 13 de março em outros quatro CEUs, além do CEU Cidade Dutra. Durante as oficinas, os participantes assistem a um vídeo educativo sobre alimentação saudável e aprendem como se formam os hábitos alimentares da criança. Além disso, eles recebem dicas de compra, higienização e conservação de alimentos. Participam do programa: CEU Vila Rubi, CEU Cidade Dutra, CEU Navegantes, CEU Três Lagos e CEU Parelheiros.


collections
Galeria de imagens