Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 29 de Março de 2010 | Horário: 15:08
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Inaugurada a Primeira etapa da Nova Marginal Tietê

A obra acrescenta 46 km de pistas centrais em um dos mais importantes corredores da cidade. Os trechos têm três faixas de rolamento, que vão auxiliar na fluidez da via que recebe atualmente 1,2 milhão de viagens por dia útil.
O governador José Serra e o prefeito de São Paulo inauguraram neste sábado (27/3) a 1ª etapa da Nova Marginal Tietê. A obra acrescenta 46 km de pistas centrais de um dos mais importantes corredores da cidade. Os trechos têm três faixas de rolamento, que vão auxiliar na fluidez da via que recebe atualmente 1,2 milhão de viagens por dia útil, sendo a campeã em volume de tráfego se comparada com qualquer outro corredor viário do Brasil.

"É uma das obras mais importantes de São Paulo. Cinco milhões de pessoas circulam diariamente de carro pela cidade. E esta obra aumenta muito o conforto dos usuários e a velocidade dos veículos que usam a Marginal, que é a principal avenida de São Paulo. A inauguração destas obras, com a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, vão melhorar muito o trânsito da cidade", afirmou o prefeito.

"A Marginal Tietê é uma das vias mais movimentadas do mundo. Esta obra vai facilitar muito no escoamento da produção e na circulação dos caminhões e das pessoas. Será menos trânsito, menos stress, menor consumo de combustível e menos poluição, pois os carros nos engarrafamentos gastam mais combustível e causam poluição", disse Serra.

De toda a Nova Marginal Tietê, apenas um trecho de 1,8 km, entre as pontes da Bandeira e Casa Verde, será entregue na segunda etapa das obras, pois uma ponte estaiada será construída no local. A partir de agora a Marginal Tietê passa a contar com três pistas e onze faixas de rolamento. As obras de readequação fazem parte de convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado para ampliação da capacidade de tráfego da Marginal Tietê.

Foram entregues alças de acesso de cinco pontes, prolongadas para permitir a passagem da nova via central: Vila Maria, das Bandeiras, da Casa Verde, do Limão e da Freguesia do Ó. O viaduto que liga as avenidas Tiradentes e Santos Dumont à pista central da Marginal Tietê, parte do Complexo Bandeiras, também foi aberto ao tráfego nessa primeira etapa. A Marginal Tietê passa a ter 36 acessos no sentido da rodovia Castello Branco e 25 no sentido da rodovia Ayrton Senna.

Para evitar que os motociclistas sejam obrigados a cruzar 11 faixas de rolamento, o que criaria uma seqüência de situações de risco, a Prefeitura restringirá a circulação das motocicletas às pistas central e local, cuja velocidade máxima permitida é de 70 km/h. Desse modo, os motociclistas continuarão contando com as sete faixas que dispõem atualmente - ou seja, não haverá nenhuma perda de espaço -, porém haverá um ganho grande em termos de segurança.

Além disso, devido à disponibilidade de mais faixas de rolamento, a faixa mais à direita da Marginal Tietê, em toda a sua extensão e em ambos os sentidos, será destinada preferencialmente aos ônibus. Desse modo, ela só deverá ser utilizada pelos demais veículos no momento em que entram na Marginal Tietê ou que dela saem.

A Secretaria Municipal de Transportes também limitou a 70 km/h a velocidade dos veículos pesados que circulam na pista expressa da Marginal Tietê, por conta de um aumento de acidentes à noite envolvendo caminhões que trafegam em alta velocidade, justamente porque circulam nos horários em que as vias estão mais livres. Passam pela via diariamente 70 mil caminhões.

A segunda etapa da obras da Nova Marginal Tietê tem previsão de conclusão até o final de 2010. Consiste na construção de ponte sobre o Tamanduateí; ponte estaiada que ligará a Avenida do Estado às pistas central e local sentido Ayrton Senna/Castello Branco e os complexos Cruzeiro do Sul e Tatuapé.


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