Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 22 de Abril de 2010 | Horário: 15:06
Compartilhe:

Padarias e Bancas de Jornal passam por vistorias de acessibilidade

O objetivo principal da vistoria, feita pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e a Subprefeitura da Mooca, é apontar os erros e conscientizar os proprietários das bancas de jornal e padarias a adequarem seus estabelecimentos aos usuários com mobilidade reduzida.
Nesta quinta-feira (22/4), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura da Mooca realizam operação conjunta de fiscalização em acessibilidade nos seis distritos que compõem a região – Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. Serão vistoriadas especialmente as bancas de jornal e padarias.

O principal problema das bancas de jornal é o espaço que ocupam nas calçadas, impedindo a livre circulação de pedestres, sobretudo aquelas pessoas com mobilidade reduzida. Em casos extremos, o posicionamento da banca atrapalha a travessia segura em esquinas ou obriga as pessoas a abandonar a calçada e circular pela rua, colocando suas vidas em risco.

Nas padarias, a questão é a quase total falta de acessibilidade física para cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida. Poucos estabelecimentos preocupam-se em eliminar degraus na entrada, garantir espaço de circulação interna ou instalar sanitários adaptados.

Conscientização

O secretário da Pessoa com Deficiência explica que, embora a operação conte com a presença de fiscais da Subprefeitura da Mooca, o objetivo principal desta primeira fase não é multar os dois tipos de estabelecimento, mas apontar os erros e conscientizar os proprietários.



collections
Galeria de imagens