Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 19 de Agosto de 2010 | Horário: 15:24
Compartilhe:

Inaugurada nova rede online de diagnóstico por imagem

O Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi) é uma rede online de diagnósticos por imagem e envolve 24 unidades de saúde de todo o Estado. A inauguração ampliará um sistema que permite a rápida transmissão e emissão de laudos de exames.
A prefeita de São Paulo em exercício acompanhou na manhã desta quinta-feira (19/8) a inauguração do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), no bairro do Paraíso, na Capital. O programa foi lançado pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (IDI), e beneficiará os paulistanos que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao lado do governador Alberto Goldman, a prefeita elogiou a velocidade com que é prestado o serviço. "Assistimos aqui quase a realização de um filme científico. O Sedi é extremamente moderno, ágil, e vai permitir a celeridade da conclusão do diagnóstico dos pacientes", disse.

O governador celebrou a vanguarda do Sedi no setor da Saúde. "Esse sistema é único no Brasil e nas Américas. O que existe de mais desenvolvido nesse setor está nos Estados Unidos, mas lá é prestado de forma privada. Aqui é o SUS. Então isso é um avanço enorme", afirmou Goldman.

Além de Alda e Goldman, estiveram presentes na solenidade de inauguração do Sedi o secretário estadual de Saúde, Nilson Ferraz Paschoa, e o presidente da IDI, Jacob Szejnfeld.

O Sedi

O Sedi é uma rede online de diagnósticos por imagem e envolve 24 unidades de saúde de todo o Estado. A inauguração ampliará um sistema que permite a rápida transmissão e emissão de laudos de exames de raio-x, ressonância magnética e tomografia, entre outros, agilizando o diagnóstico dos pacientes e permitindo aos médicos acesso rápido ao histórico de exames de cada usuário.

Na central de laudos do Sedi, que possui 22 estações de diagnóstico, uma equipe de médicos radiologistas está de prontidão 24 horas. Assim que um exame é realizado em um hospital estadual, a imagem é transmitida em poucos segundos para esta central, via ondas de rádio, fibra ótica ou cabo. Os médicos avaliam as imagens e emitem o laudo para a unidade origem, em média, 30 minutos após de ter recebido a solicitação. O Sedi fica na rua Vergueiro, 1.353, bloco Torre Sul, 9º andar, Paraíso, zona sul de São Paulo.


collections
Galeria de imagens