Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010 | Horário: 16:16
Compartilhe:

Prefeitura inaugura 15º Cras com sede própria

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Itaim Paulista, inaugurado nesta quinta-feira (2/9), é o 15º Cras com sede própria da capital. O equipamento oferece serviços, programas e benefícios às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Nesta quinta-feira (2/9) o prefeito de São paulo e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social inauguraram o 15º Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com sede própria da Capital. O Cras é um equipamento da Prefeitura de São Paulo que oferece serviços, programas e benefícios às famílias em situação de vulnerabilidade social. O novo espaço fica no Itaim Paulista.

"Este Cras é muito importante para a região que é carente de equipamentos sociais. A descentralização dos Cras das subprefeituras tem contribuído para melhorarmos os serviços prestados, mas não é só este tipo de equipamento que tem contribuído com esta melhora. As mudanças têm sido feitas em toda a rede da Assistência e Desenvolvimento Social. Aos poucos estamos conseguindo resultados extraordinários. As pessoas entendem que podem retomar seu caminho na vida", disse o prefeito.

O novo equipamento é o sexto Cras da Zona Leste descentralizado de uma subprefeitura. Com 207 m², a capacidade de atendimento é de até 6 mil pessoas por mês nas salas de atendimento individual ou de grupo. A estrutura conta ainda com fraldário, banheiros adaptados e espaço lúdico para crianças. "Colocar os Cras em sedes próprias é importante para melhorar o serviço prestado à população. Com a instalação das outras 14 unidades ampliamos o atendimento em 40%", comemorou a vice-prefeita.

Uma equipe de 17 servidores composta por assistentes sociais e de políticas públicas, psicólogos, entre outros, estará disponível diariamente para atender as demandas dos usuários. Entre os serviços do Cras estão a inclusão em programas de transferência de renda e o trabalho em conjunto com a Defesa Civil nos casos de emergência e calamidade pública.

"Se existe uma política social na cidade, e essa política envolve abordar aqueles que estão nas ruas, então é aqui que deve ser feito o primeiro trabalho. Aqui serão atendidas as famílias em situação de vulnerabilidade. Poderemos fortalecê-las porque a família que se sente amparada pelo poder público não permite que um membro seu vá para a rua e se desagregue", explicou  a vice-prefeita.

Sobre o Cras

De abril de 2009 até agora foram inaugurados 14 outros Cras com sede própria. São eles: Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jaçanã, Mooca, Casa Verde, Vila Maria, Guaianases, Perus, São Mateus, Vila Prudente, Santana, Aricanduva, Lapa e Parelheiros. A iniciativa faz parte da descentralização dos Cras das subprefeituras, um dos objetivos previstos na Agenda 2012, programa de metas da Prefeitura. "A nossa meta é de 31 CRAS em cada região das subprefeituras e mais à frente um em cada distrito", completou a vice-prefeita.

O Cras Itaim Paulista está localizado na Estrada Dom João Nery, 54/58, e fica aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. A nova unidade está adequada e integrada ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. "O Cras vai me ajudar a conseguir o Bolsa Família. Com o dinheiro vou poder comprar as coisas que as minhas filhas precisam", comemorou Zilma Delfino dos Santos enquanto participava da entrevista com a assistente social.


collections
Galeria de imagens