Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 5 de Outubro de 2010 | Horário: 10:04
Compartilhe:

Prefeitura inaugura 12º Centro de Apoio ao Trabalho na Penha

A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (4/10) a 12ª unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT). O novo equipamento está instalado na sede da Subprefeitura da Penha, na Zona Leste, e e tem capacidade para atender 250 pessoas por dia.
O prefeito de São Paulo inaugurou na manhã desta segunda-feira (4/10) a 12ª unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT). O novo equipamento está instalado na sede da Subprefeitura da Penha, na Zona Leste da Capital. Além de lançar a unidade, o prefeito entregou certificados dos cursos de qualificação profissional ministrados a 255 servidores da subprefeitura.

O chefe do Executivo Municipal conheceu as instalações do novo CAT e ficou satisfeito com o que viu. "Essa unidade vem na seqüência de outros equipamentos que funcionam muito bem na cidade de São Paulo. Temos uma rede social integrada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assistência Social, Saúde e Educação, a fim de estar ao lado das pessoas que realmente precisam de apoio".

Para o prefeito, iniciativas como o CAT funcionam com o objetivo de respaldar a população. "O Poder Público precisa estar ao lado das pessoas que necessitam de orientação", afirmou. Para receber os trabalhadores da região, a unidade da Penha possui setores de atendimento, consultoria externa de vagas, salas de seleção e orientação para o trabalho. O local tem capacidade para atender 250 pessoas por dia.

No CAT Penha serão oferecidos serviços de intermediação de mão-de-obra; habilitação ao seguro-desemprego; inscrição para qualificação profissional; orientação para o trabalho; e seleção de trabalhadores para vagas de emprego. O local dispõe de área de atendimento com cinco guichês e sala de espera com capacidade para 27 pessoas. Além disso, possui sala para seleção e orientação para o trabalho, sala de supervisão de atendimento e sala de consultoria externa.

A unidade da Penha funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para utilizar os serviços, é necessária a apresentação do RG, Carteira de Trabalho e CPF. O CAT Penha fica na Rua Candapuí, 492.

Certificados

Nesta segunda, o prefeito também entregou certificados dos cursos de qualificação profissional ministrados a 255 servidores que atuam na subprefeitura da Penha, em outras subprefeituras da região e em secretarias. Os cursos são administrados pela Escola do Servidor e ministrados na sala de treinamento e informática instalada na própria subprefeitura da Penha.

Na cerimônia, foi contemplado um representante de cada um dos cursos, simbolizando todos os trabalhadores. São eles: Marcelo Alves Correia, do curso de Consciência Organizacional e Meio Ambiente; Rivo dos Santos, de Liderança e Motivação; Berenice Schmidt, de Informática, Terezinha Dantas Santiago, de Excelência em Atendimento ao Cidadão.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho mais dois novos CATs devem ser inaugurados nos próximos dias. "Vamos chegar até o final do ano com uma meta de 20 CAT fixos. Sem falar nos seis CAT móveis que funcionam em toda a cidade", afirmou.

A intenção do prefeito é que o CAT atinja a meta de 31 unidades fixas - uma em cada região de subprefeitura - até o fim da gestão, em 2012. Para Cintra, esse objetivo será alcançado graças à eficiência dos trabalhos prestados à população. "O CAT oferece uma série de serviços além da intermediação da mão-de-obra. Nós oferecemos também capacitação profissional. O CAT é um verdadeiro supermercado de serviços oferecidos ao trabalhador paulistano".

O programa Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) completou cinco anos em julho deste ano. No total, já atendeu cerca de 3 milhões de pessoas e conseguiu trabalho para 264 mil paulistanos. Atualmente, o CAT possui 2.730 vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação para: auxiliares de almoxarifado, auxiliar de cabeleireiro, auxiliar de departamento pessoal, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de recrutamento e seleção, garçom, informática no mercado de trabalho, manicure/pedicure, operador de caixa, organização de eventos e recreador. A qualificação faz parte do projeto Jovens Paulistanos.


collections
Galeria de imagens