Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 7 de Outubro de 2010 | Horário: 11:33
Compartilhe:

Alunos de rede municipal conferem grandes peças teatrais nos CEUs

Ao longo do mês de outubro, os alunos da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de assistir grandes peças teatrais nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Os jovens estão aprendendo desde cedo a apreciar e respeitar a importância do teatro.
Durante o mês de outubro, alunos da Rede Municipal de Ensino assistirão a grandes peças teatrais infanto-juvenis. As apresentações ocorrerão em Centros Educacionais Unificados (CEUs) de diferentes regiões da cidade. Na programação estão peças como As Aventuras de Pepino, do diretor Ednaldo Freire, e Amazônia Adentro, da Cia. Conto em Cantos.

Os 360 alunos da EMEF do CEU Feitiço da Vila, na zona Sul, conferem na quinta, dia 7, o espetáculo O Bobo do Rei, da Cia. Vagalum Tum Tum. Inspirada na obra Rei Lear, de William Shakespeare, a peça dá vida à história de um rei cansado de tanta responsabilidade que decide dividir seu reino entre suas três filhas. Convencido de que elas o amam, resolve que a partilha será feita de acordo com as declarações de amor que elas lhe fizerem.

Nesta sexta-feira (8/10), será a vez das 900 crianças da EMEI e da EMEF do CEU Cidade Dutra, também na zona Sul, viajarem por um universo de seres encantados e misteriosos na peça Amazônia Adentro, da Cia. Conto em Cantos. A trilha sonora ao vivo e canções do poeta manauara Celdo Braga trazem à cena a história de duas moças que desejam chegar de canoa a Parintins e participar da Festa do Boi. Na viagem, percorrem uma trajetória mítica que resgata lendas, tradições, músicas, superstições e encantamentos do povo ribeirinho.

Para finalizar, entre os dias 18 e 22, mais de 2 mil alunos das EMEFs dos CEUs Capão Redondo, Paz, Inácio Monteiro, Parque Bristol e Parque Anhanguera vão sentir arrepios com As Histórias do Caixão do Zé. Com texto e produção da Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos, o espetáculo é inspirado nas obras de Zé do Caixão, personagem conhecido pelas unhas enormes e por praguejar ‘maldições’. Caveiras, aranhas, velas que levitam sozinhas e sons muito estranhos, como correntes, uivos e assovios, farão parte da montagem.

Formação de plateia

Além de aproximar os estudantes da Rede Municipal de Ensino das diferentes manifestações artísticas e culturais, os diversos espetáculos e apresentações que ocorrem nas escolas ou às quais os estudantes são levados visam a formação de plateia. Além de estimular e possibilitar o contato com a arte e com a cultura, as crianças e jovens aprendem desde cedo a importância de respeitar o artista, o espetáculo e o local onde as apresentações são realizadas, compreendendo a hora certa de aplaudir, de se manifestar e a postura que devem manter.

Outro ponto importante é que, a partir desse trabalho feito nas escolas, eles desenvolvem o hábito de frequentar espetáculos culturais e podem levar isso para a vida adulta.

collections
Galeria de imagens