Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Prefeitura inaugura 62ª unidade do Caps na Região da Vila Maria/Vila Guilherme

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil Vila Maria/Vila Guilherme, a 62ª unidade aberta pela Prefeitura, tem capacidade para realizar cerca de 1.200 atendimentos médicos mensais e visa complementar a rede de atendimento à criança e ao adolescente com transtornos mentais.
O prefeito de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (1º/11) o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil Vila Maria/Vila Guilherme. É a 62ª unidade aberta pela Prefeitura - a 12ª na Zona Norte - e a 15ª voltada aos jovens - a 3ª da região. O novo equipamento tem capacidade para realizar cerca de 1.200 atendimentos médicos mensais e visa complementar a rede de atendimento à criança e ao adolescente com transtornos mentais.

Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, o prefeito vistoriou o Caps Infantil Vila Maria/Vila Guilherme e conheceu as instalações da unidade. Ela oferecerá assistência integral, com atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação e outros) e em grupo (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social); atendimentos em oficinas terapêuticas, visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família e atividades intersetoriais com escolas e abrigos da região.

O prefeito disse que o novo equipamento faz parte do plano de expansão da rede de Caps na Capital. "O importante é que estamos expandindo nossos serviços, procurando atender o que preconiza a legislação: expansão em recuperação, por segmentos - no caso aqui na Vila Maria abrangendo os jovens e as crianças - e regional. Nós esperamos realmente que a cidade possa estar adaptada às normas vigentes o mais rápido possível", afirmou o prefeito.

Atenção multidisciplinar

Unidades destinadas a acompanhar pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, os Caps seguem a Política Nacional de Saúde Mental e oferecem atenção multidisciplinar incluindo tratamento psiquiátrico, psicológico e fonoaudiológico, além de terapia ocupacional e atividades comunitárias que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social.

Todo esse trabalho será aplicado também na unidade de Vila Maria e Vila Guilherme. Os profissionais atuarão de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a comunidade local. A equipe do novo Caps Infantil é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, auxiliares de farmácia e equipe administrativa.

Além dos consultórios de atendimento e farmácia, o equipamento inaugurado nesta segunda conta com laboratórios de informática, cozinha experimental e brinquedoteca. Com um investimento de R$ 200 mil em reforma, mobiliário e equipamentos e R$ 35 mil em custeio mensal, o Caps Infantil Vila Maria/Vila Guilherme foi implantado graças à parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O Caps Infantil Vila Maria/Vila Guilherme fica na Avenida Alberto Byington, 1.526, na Vila Maria Alta. Outras informações sobre o equipamento pelo telefone (11) 2207-4797.


collections
Galeria de imagens