Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2010 | Horário: 09:29
Compartilhe:

Rede Municipal realiza a 4ª edição da Prova São Paulo para 320 mil alunos

A 4ª edição da prova São Paulo será aplicada para cerca de 320 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes.
Nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/11) será aplicada a Prova São Paulo 2010 para cerca de 320 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Em sua 4ª edição, a prova avalia nominalmente o desempenho de cada estudante. Como nos anos anteriores, os critérios de elaboração obedecerão novamente aos padrões de uma avaliação externa e os resultados terão como referência, mais uma vez, a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes. O material, porém, será adaptado e eles contarão com aplicadores especiais (ledor ou escriba) e com provas ampliadas e em braile.

A avaliação de Língua Portuguesa, desta quarta-feira (10/11), terá neste ano a produção de uma redação que possibilitará à Secretaria Municipal de Educação avaliar os alunos quanto às suas habilidades de escrita, identificando as principais dificuldades com relação à estrutura dos diversos gêneros textuais. Amanhã, será a vez de Matemática 2.º e 3.º anos do Ciclo I e 3.º ano do PIC responderão a 28 questões de múltipla escolha. Já os estudantes dos demais anos terão 36 questões. No ano passado foram, respectivamente, 20 e 32 questões. O aumento possibilitará que a secretaria avalie maior número de habilidades dos alunos e os atenda em seus diversos níveis de conhecimento. Com mais questões, será possível identificar com maior precisão o que os alunos sabem e o que precisam aprender. A duração das provas será de 3 horas e 30 minutos.

O exame é elaborado por profissionais da Secretaria Municipal de Educação com a empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo – o Cespe/UnB. Os professores aplicarão as provas. Os educadores do Ciclo I ficarão responsáveis pela sala de aula em que não lecionam. Os do Ciclo II aplicarão os testes em qualquer turma, com exceção dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, que não podem aplicar provas de suas disciplinas. Os alunos serão orientados a levar apenas lápis, borracha e caneta azul ou preta nos dias de prova.

No dia 11, será aplicado também um questionário de hábitos de estudo para os estudantes. Pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores deverão preencher o questionário socioeconômico e entregá-lo ao coordenador local da prova até amanhã.

Os resultados das avaliações serão encaminhados para as escolas e seguirão para a casa dos alunos pelos Correios.

Escala SAEB

Em 2007, a Prova São Paulo foi feita com duas escalas diferentes. A avaliação do 2.º ano teve uma escala própria, enquanto as provas dos demais anos estavam na escala Saeb, conhecida e utilizada nacionalmente. Em 2008, todas as provas já tiveram como base o Saeb – usado pelo Ministério da Educação para avaliar os alunos de todo o País –, assim como em 2009. Com a continuidade do critério em 2010 será possível observar o desenvolvimento de um determinado aluno, ano a ano, do Ensino Fundamental e comparar seu aprendizado com o desenvolvimento da educação em todo o País.

Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, a Prova São Paulo é uma das grandes referências para o planejamento escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Quem fará a prova

Ciclo I

- Todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de oito anos

- Todos os alunos do 4º ano

- Todos os alunos do 3º e 4º anos PIC

Ciclo II

- Todos os alunos do 2º e 4º anos

- Todos os alunos do 1º ano com proficiência menor que 150 em Língua Portuguesa/2009

- Por amostragem: os alunos do 1º e 3º anos

- Por amostragem: os alunos do 3º ano


collections
Galeria de imagens