Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2010 | Horário: 11:04
Compartilhe:

Prefeitura e Senac promovem cursos nas áreas de gastronomia, lazer e eventos

Uma parceria entre a Prefeitura e o Senac disponibilizará 700 vagas para oficinas realizadas no Espaço Gourmet do Mercado da Cantareira, o Mercadão, e na cozinha pedagógica do Mercado da Lapa. Há cursos na áreas de gastronomia, lazer e eventos.
Até o dia 4 de dezembro, o Senac e a Prefeitura de São Paulo promoverão cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, lazer e eventos. Trata-se de uma parceria que disponibilizará 700 vagas para oficinas realizadas no Espaço Gourmet do Mercado da Cantareira, o Mercadão, e na cozinha pedagógica do Mercado da Lapa. Os temas são diversos e quem já participou garante que a iniciativa é bastante proveitosa.

Na última sexta-feira, dia 5, a Oficina de Eventos Temáticos fez sucesso com os 29 participantes que puderam aprender de forma didática os passos básicos para organizar um lindo casamento. “A área de eventos é muito ampla. Fizemos uma enquete para saber qual seria o foco e o tema escolhido foi casamento. Em oportunidades como a de hoje (sexta-feira), as pessoas buscam conhecimento para se tornar um bom profissional do ramo”, afirma a decoradora e professora do Senac, Vanda Mazza.

A aula ajudou também as noivas que estavam inseguras com tantas decisões a tomar: decoração, mesa de doces, escolha de bebidas e elaboração de orçamento. “Eu adorei essa oficina. Acho que foi uma ótima idéia a Prefeitura se juntar com o Senac e promover esse tipo de encontro aqui no Mercadão”, diz Caroline dos Santos, 32 anos.

“Esta é a primeira vez que o Senac e a Prefeitura se juntam para fazer este tipo de evento e estamos torcendo para que aconteça mais vezes. O mais importante em um encontro como esse é trocar experiências e aproveitar para passar aquilo que é importante para a sociedade também. Então, ressaltar a questão da sustentabilidade em eventos, por exemplo, é multiplicar conhecimento”, explica Vanda Mazza.

Comida Nordestina

Hoje, o Espaço Gourmet do Mercadão será tomado pelas delícias da comida nordestina. Com o nome de ‘Slow Food: da caatinga ao cerrado - sabores da agricultura familiar’, a oficina pretende apresentar aos participantes os sabores das frutas, castanhas e outros produtos que esses biomas oferecem. A degustação faz parte da aula e será coordenada pela chef de biogastronomia Claudia Mattos.

No Mercado da Lapa, o curso ’Gastronomia light e diet’ ocorrerá no dia 17 e promete ensinar deliciosas receitas com poucas calorias para o diabéticos e para quem está de olho na balança. No último dia das oficinas, 4 de dezembro, um presente para quem gosta de deixar a casa bonita para as festas de fim de ano: ’Table Top – Montagem de mesa de Natal’. Esta oficina será realizada no Mercadão, das 10h30 às 13h, e os participantes aprenderão truques para deixar a ceia inesquecível.

As aulas começaram em junho com o curso de culinária japonesa e julho foi a vez de aprender a deixar o tempo gelado do inverno mais quentinho e saboroso com as oficinas de ‘Sopas e cremes’ e ‘Harmonização de queijos e vinhos’. Agosto foi marcado pelas delícias da culinária italiana e das interessantes dicas do curso ‘A arte de bem servir para garçons’.

Setembro foi o mês daqueles que adoram saborear uma boa refeição, mas não se entendem com as panelas. Voltado para quem não sabe cozinhar, a oficina de ‘Iniciação à culinária’ ensinou os principiantes a preparar pratos básicos. Os participantes foram treinados em todas as etapas: desde a escolha dos ingredientes até a finalização do prato.

O objetivo do ciclo de oficinas é promover a interação da população com os mercados que integram o roteiro gastronômico da Cidade. A infra-estrutura e os insumos necessários são cedidos pelos próprios estabelecimentos. Cada curso tem 50 vagas disponíveis e para se inscrever basta ligar no setor de eventos da Supervisão Geral de Abastecimento, no telefone 3228-6363, entre 8h e 17h.


collections
Galeria de imagens