Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2010 | Horário: 14:31
Compartilhe:

Escolas municipais vencem concurso de arte e saúde da Mooca

O 1º Concurso de Cultura e Arte para a Saúde da Mooca teve participação de 17 escolas públicas e privadas da região. Os alunos da EMEF Dr. Fábio da Silva Prado e EMEE Neusa Bassetto venceram o concurso com vídeos e desenhos que representavam alimentação saudável.
Alunos da EMEF Dr. Fábio da Silva Prado e EMEE Neusa Bassetto venceram o 1º Concurso Cultura e Arte para a Saúde da Mooca. A iniciativa, do Instituto Angelita e Joaquim Gama, teve participação de 17 escolas públicas e privadas da região. Eles foram premiados com laptops por vídeos e desenhos que tratam da prevenção do câncer de intestino. A EMEF conquistou o 1º lugar com o vídeo A Força do Rap e a EMEE com o melhor desenho e com os terceiros lugares da mesma categoria e de um curta-metragem mudo sobre alimentação saudável.

A maioria dos trabalhos provoca o espectador para o fato de que ele pode optar entre ter uma vida saudável ou não. O desenho de Aline Chapar Almeida de Souza, 14 anos, retrata uma pessoa obesa que come exageradamente e outra que tem uma alimentação mais balanceada. Com isso, dá seu recado. “A escolha é da gente”, explica. A qualidade dos trabalhos rendeu à EMEE o prêmio de melhor escola do concurso e por isso ganhará uma sala de artes equipada com cinco Macintoshs, impressora e scanner.

Comunidade

O concurso foi idealizado em setembro, como forma de complementar o Programa de Prevenção e Rastreamento do Câncer de Intestino que já vinha sendo realizado pelo Instituto, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, na comunidade da Mooca. “O objetivo era aumentar a participação e o conhecimento da comunidade e pensamos que a criança seria um bom alvo para o ensino de hábitos de vida saudável, hábitos que terão implicações para o resto da vida”, explica Igor Proscurshim, médico assistente do Instituto e um dos organizadores do concurso.  “Isso é algo que você aprende melhor quando criança, sendo muito difícil mudar no adulto”.

 
collections
Galeria de imagens