Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 12 de Novembro de 2010 | Horário: 17:04
Compartilhe:

Secretaria abre inscrições para formação da segunda gestão do Cone

A Secretaria de Participação e Parceria, através do o Conselho da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), abriu as inscrições para a escolha dos representantes da segunda gestão da coordenadoria.
Estão abertas as inscrições para a escolha dos representantes da segunda gestão do Conselho da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone). Entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro, os interessados em participar dessa plenária seletiva deverão comparecer pessoalmente na sede da Cone, na Rua Libero Badaró, 119, 6º andar, de segunda a sexta–feira, das 10h às 16h.

A Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone) é um órgão governamental criado em 22 de dezembro de 1992 e tem como finalidade e competência, formular, coordenar, acompanhar, sugerir e implementar políticas de ação governamental junto à população negra, visando o combate à discriminação racial e a defesa dos direitos, bem como a promoção e o apoio à integração cultural, econômica e política desta população. Atualmente, a Cone está vinculada à Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), da Prefeitura do Município de São Paulo.

O Conselho de Gestão constitui um canal permanente de participação da sociedade dentro da Coordenadoria. Com duração de dois anos, a posse dos representantes vai até 2012.

O objetivo de sua existência é ser um instrumento de diálogo e controle popular da Administração Pública, identificando e contribuindo na escolha de políticas públicas que favoreçam a realidade da comunidade a qual pertençam.

O secretário da SMPP, Francisco Buonafina, ressalta a relevância dos Conselhos Municipais na Gestão Pública. “Os Conselhos são de suma importância porque aproximam a sociedade civil do governo, o que possibilita fomentar políticas públicas que melhor se adéquem a população”.

O Conselho será composto por seis representantes da sociedade civil, dois dos servidores públicos e dois da própria Cone. Ao total serão eleitos 10 titulares e cinco suplentes. Dos suplentes eleitos, três representarão: um da Sociedade Civil, um da Cone e um dos Servidores Públicos.

Cada Entidade, Grupo, Movimentos Sociais Negros e Associações representativas, poderão indicar um candidato a se inscrever mediante a um requerimento que comprove sua atuação no âmbito de defesa e/ou garantia dos direitos da população negra, na promoção da igualdade racial e na luta contra a discriminação racial. No dia da inscrição, os candidatos deverão apresentar uma série de documentos, presentes no Edital de Cadastramento.


collections
Galeria de imagens