Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 18 de Novembro de 2010 | Horário: 09:04
Compartilhe:

Curso e palestra divulgam respeito às árvores aos cuidadores de áreas verdes

Para incentivar o respeito pelas árvores e divulgar os procedimentos necessários à poda, a Prefeitura têm promovido campanhas educativas sobre o assunto, como o curso ''Sementes, Mudas, Árvores e Florestas'' e palestras sobre Plantio e Poda.
Émuito agradável circular por áreas sombreadas por árvores, apreciando o canto dos pássaros. As regiões arborizadas têm temperatura mais agradável, são mais silenciosas e estão menos sujeitas a ventanias. Essas e outras vantagens para a qualidade de vida da população mostram a importância da vegetação na área urbana. Para incentivar o respeito pelas árvores e divulgar os procedimentos necessários à poda, a Prefeitura têm promovido campanhas educativas, palestras e cursos sobre o assunto.

Com início nesta quinta-feira, 18, o curso Sementes, Mudas, Árvores e Florestas, da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz) pretende capacitar administradores de parques municipais, estagiários e funcionários de parques ou áreas verdes a coletar e beneficiar sementes, com o objetivo de manter nossas árvores para as futuras gerações.

De 18 de novembro a 9 de dezembro, a universidade oferece aulas teóricas e atividades práticas, realizadas no Viveiro do Parque Ibirapuera. A pesquisadora da Divisão de Produção de Mudas de Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Yone Hein, ministrará as aulas. O curso acontecerá às quintas-feiras, das 14h às 17h. Em quatro encontros, será ensinada a coleta de sementes, o beneficiamento e quebra de dormência, a semeadura em bandejas, tubetes e sacos. Os participantes terão informações sobre solos e sobre o plantio de árvores em áreas urbanas.

Plantio e poda

No último dia 10 de novembro, o Núcleo de Gestão Descentralizada Leste 2 (DGD-Leste 2) da SVMA promoveu a palestra Plantio e Poda na Subprefeitura Vila Prudente. Funcionárias do núcleo explicaram os cuidados necessários ao plantio, os procedimentos de poda e a legislação sobre o assunto. A intenção é futuramente apresentar a palestra em outras subprefeituras da região ou em locais como associações de bairro.

“O envolvimento da comunidade no plantio reduz muito a perda de mudas por vandalismo”, explica Vanessa Rodrigues, coordenadora de biodiversidade da DGD-Leste 2. A palestra mostrou que uma cidade mais verde tem o ar mais limpo, oferece maior conforto térmico, é mais silenciosa e apresenta maior biodiversidade.

Vanessa Rodrigues conta também que em um ano, uma árvore libera oxigênio suficiente para a respiração de duas pessoas. Além disso, áreas arborizadas têm uma redução de 50% dos ruídos e de 60% do material particulado no ar. Plantar árvores é também a forma mais barata de seqüestrar carbono, combatendo o aquecimento global. A vegetação reduz a erosão do solo e previne deslizamentos de terra.

Para plantar uma árvore, recomenda-se que a calçada meça mais de 1,5 m e que seja verificada a proximidade de elementos como iluminação, placas de sinalização ou fiação. Deve ser conservado espaço suficiente para circulação de pedestres e cadeirantes. É recomendado o plantio de árvores nativas, que se adaptam melhor ao clima, abrigam a fauna local e resistem mais a doenças e pragas. Devem ser evitadas espécies que apresentem espinhos ou com folhas e frutos tóxicos.

Após o plantio, é necessário irrigar e cuidar da árvore. Ieda Gonçalves, da equipe de fiscalização do DGD-Leste 2, explicou que as leis ambientais não permitem pintar o tronco ou afixar publicidade. Em dezembro, é muito comum enfeitar as árvores com lâmpadas pisca-pisca. Mas é proibido afixar pregos, grampos, arames, cintas inadequadas, fios e similares. Perfurar troncos ou galhos deixam a árvore susceptível a contaminação por doenças.

Denuncie maus tratos

Criada em 2008, a campanha Respeite as Árvores realiza orientações e recebe denúncias dos cidadãos. De 2005 a 2007 a média de multas emitidas por maus tratos de árvores era de 90 multas por ano. Somente no primeiro semestre de 2010 já foram emitidas cerca de 110 multas. A legislação aplicada é a Lei de Crimes Ambientais. A multa por árvore é de no mínimo R$ 10 mil. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (11) 3396-3285 ou pelo e-mail respeiteasarvores@ prefeitura.sp.gov.br.

Poda

Com o crescimento das árvores, pode surgir a necessidade de poda. O procedimento é necessário quando são identificadas pragas e doenças, quando há risco de queda, acidentes ou dano permanente ao patrimônio e quando há obstáculos ao acesso de veículos. Não é recomendado podar quando há ninhos de pássaros.

Só quem está autorizado a fazer poda em espaços públicos é a subprefeitura, a Eletropaulo e, em casos de emergência, os bombeiros e a Defesa Civil. Para podar em locais privados, é necessário pedir autorização para a subprefeitura responsável pelo bairro. O serviço deve ser realizado por pessoas com o porte de motosserra (concedido pelo Ibama) e um laudo técnico, emitido por um engenheiro agrônomo da subprefeitura, acompanhado da respectiva autorização emitida pelo subprefeito.


collections
Galeria de imagens