Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010 | Horário: 09:10
Compartilhe:

Natal Iluminado espalha decorações e luzes pelos quatro cantos da Cidade

A dois dias do Natal, a população da cidade e os turistas que passeiam pela capital visitam os pontos com decoração especial espalhados por todas as regiões. A Praça de Natal da avenida Paulista já recebeu mais de 300 mil visitantes.
A 12ª edição do Natal Iluminado já pode ser considerada um sucesso. A dois dias do Natal, as visitas a pontos com decoração especial espalhados pela Cidade aumentam. Aberta à visitação no dia 4 de dezembro, a Praça de Natal da avenida Paulista já recebeu mais de 300 mil visitantes, o que dá uma média de 15 mil pessoas por dia.

A edição 2010 do Natal Iluminado decorou mais de 100 quilômetros de ruas e avenidas, além de parques, praças, pontes e patrimônios públicos. Ao todo, são seis mil elementos iluminados, entre árvores e postes. Foram usados mais de 25 milhões de microlâmpadas, 3,5 mil refletores coloridos, 35 mil ministrobos e 25 quilômetros de mangueiras iluminadas para deixar a noite paulistana ainda mais bonita e colorida.

Além dos tradicionais pontos de decoração, como o Parque Ibirapuera e a avenida Paulista, outras regiões da Cidade também viraram atração. A Zona Sul, por exemplo, ganhou uma árvore na represa Guarapiranga, com 56 metros de altura e 800 mil microlâmpadas, além de iluminação especial na avenida Robert Kennedy.

A tecnologia ajuda a reforçar o brilho das decorações. A Ponte Octávio Frias de Oliveira, a Estaiada, representa todas as noites com seus mais de 40 mil clusters de LED (“cordões” de microlâmpadas) o estado de espírito da Cidade. Por meio de votação na internet, a população escolhe a cor com que a árvore deverá ficar na noite seguinte. “Este ano, a decoração está surpreendente. Eu considero o Natal Iluminado uma iniciativa muito interessante da Prefeitura, porque faz as pessoas entrarem no clima de Natal”, disse Diego Otávio Moreno de Castro Alves, enquanto visitava a Praça de Natal na avenida Paulista.

A Praça de Natal é a principal novidade do Natal Iluminado 2010. Com mais de 50 elementos cenográficos, uma decoração especial foi montada nos 544 m2 do palco instalado para a festa do Réveillon na Paulista, entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo. Um dos elementos que mais chamam a atenção é um Papai Noel, com 8m de comprimento, que acena desejando feliz Natal a todos.

O público pode circular pela passarela de 800 m², onde monitores treinados orientam a visita, tiram fotos e brincam com as crianças. A Praça de Natal permanecerá aberta à visitação, das 10h às 22h, até 25 de dezembro.

Roteiros Natalinos

Um dos eventos mais procurados nesta época são os Roteiros Natalinos – passeios noturnos que percorrem os principais pontos de decoração da Cidade. Os 7,1 mil ingressos para a edição deste ano já estão esgotados, mas os interessados ainda podem visitar os pontos de decoração por meio do Turismetrô, projeto que usa o metrô como forma de transporte alternativo para quem quer conhecer roteiros turísticos populares. Neste mês, haverá um itinerário especial de Natal que será oferecido até dia 26 de dezembro, com guias bilíngües que acompanharão grupos de até 25 pessoas ao Pateo do Collegio, ao Museu de Arte Sacra, à avenida Paulista, entre outros locais. O passeio começa às 16h no balcão do Turismetrô, na estação Sé, com a compra dos ingressos.

Eleição da melhor decoração de Natal

Até hoje, 23 de dezembro, a população pode escolher a melhor decoração de Natal da Cidade. A eleição faz parte da 5ª edição da Votação Popular de Natal, que escolhe as mais

belas fachadas natalinas em espaços residenciais, comerciais e públicos. Os vencedores serão premiados com hospedagem para duas pessoas durante um fim de semana em um grande hotel, um city tour acompanhado por guia e um par de ingressos para assistir a um show em uma das casas de espetáculos da Cidade - Tom Jazz ou HSBC, conforme a categoria. Para participar acesse www.cidadedesaopaulo.com/natal


collections
Galeria de imagens