Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009 | Horário: 19:18
Compartilhe:

Prefeito inspeciona obras em creche do CEU Heliópolis

De acordo com números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o governo paulistano aumentou, percentualmente, três vezes a média nacional no número de matriculas, com crescimento de 30,24% entre março de 2007 e março de 2008.
O prefeito de São Paulo vistoriou nesta sexta-feira, dia 23, as obras de construção do Centro de Educação Infantil (CEI) Heliópolis III, que faz parte do bloco didático do Centro de Convivência Educativo e Cultural Heliópolis, na região do Sacomã, Zona Sul da cidade. Esta será a terceira creche a entrar em funcionamento no local, para receber mais 153 crianças. Acompanhado pelo secretário da Educação, o prefeito comemorou o êxito da Prefeitura na criação de vagas em creche. De acordo com números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o governo paulistano aumentou, percentualmente, três vezes a média nacional no número de matriculas, com crescimento de 30,24% entre março de 2007 e março de 2008.

"Temos tido a preocupação de eliminar o crônico problema de falta de vagas em creche na cidade de São Paulo. E esta será a nossa principal prioridade pelos próximos quatro anos. A cidade de São Paulo é a que mais avança na solução deste problema", disse o prefeito, em referência aos números divulgados pelo Ministério da Educação.

"A Prefeitura, pelos dados do Censo do MEC, foi a que mais aumentou o número de vagas em creche no país. O Brasil aumentou em 10,9% o número de matrículas, privadas e públicas. A região Sudeste, a mais rica do país, 15,3%. O estado de São Paulo, 18,8%. A cidade, 30%. Ou seja, a cidade teve um crescimento que é três vezes superior ao do país", disse o secretário, em referência aos dados relativos ao período entre março de 2007 e março de 2008. O número da capital refere-se apenas ao aumento de matrículas na rede pública municipal. Do início de 2005 até 2008, o aumento foi de cerca de 80%. As matrículas passaram de cerca de 61 mil para por volta de 109 mil, o que significa aproximadamente 48 mil novas vagas.

Em Heliópolis, a quantidade de vagas mais do que dobrou nos últimos quatro anos. "Encontramos cerca de mil vagas nesta região. Quando tivermos esta creche concluída, serão 2.560 vagas. Quase triplicamos o número de vagas em creche aqui em Heliópolis. Essa creche, a terceira unidade, irá se associar ao complexo do CEU Heliópolis. São quase 500 crianças atendidas aqui", afirmou o prefeito. Cada CEI possui 789 metros quadrados, com dois pavimentos, 8 salas e uma praça de lazer.

O novo CEU ocupará área de 47,8 mil metros quadrados. O projeto é do arquiteto Ruy Ohtake. Integrará a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Presidente Campos Salles e a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Antônio Francisco Lisboa, já existentes, e três CEIs (Centros de Educação Infantil). As duas unidades já em funcionamento recebem 298 crianças.

O projeto prevê praças, quadras poliesportivas, Casa da Cultura, playgrounds, pista de skate e a nova sede do Instituto Baccarelli. Na área do CEU também haverá uma ETEC (Escola Técnica Profissionalizante), do Governo do Estado, com área de 2.550 metros quadrados.


collections
Galeria de imagens