Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito faz inspeção nas obras de recuperação da ponte do Limão
O prefeito de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (26/02) as obras que de refoço das estruturas e alteamento da ponte do Limão, que devem ser concluídas ainda neste semestre.
ATUALIZADA ÀS 20h - As obras de reforço das estruturas e de alteamento da ponte do Limão avançam na região da Casa Verde e Lapa e devem ser concluídas ainda neste semestre. O prefeito de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (26/02) as obras, que consistem na substituição das antigas vigas e recuperação estrutural dos pilares de sustentação, ampliando a capacidade de absorção de cargas.
"Esta obra faz parte do nosso plano de recuperação e manutenção de todos os equipamentos públicos da cidade. A ponte do Limão está passando por manutenção e transformação, com o aumento do vão, o que vai melhorar a circulação dos caminhões. Além desta, todas as demais pontes nas marginais e fora delas serão recuperadas", disse o prefeito.
O trabalho de manutenção da ponte do Limão é executado pela Superintendência de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb). Iniciadas em março de 2008, as obras têm prazo de conclusão estimado ainda para este semestre.
Estão sendo removidas as antigas vigas, de 1,75 metro de altura. Elas são substituídas por outras de 1,05 metro, o que possibilitará uma ampliação de 70 centímetros do vão entre a pista da Marginal Tietê e a face interior da ponte.
Realizadas entre as 23h e as 5h, as obras exigem a interdição das faixas sobre a ponte no sentido centro/bairro e das pistas da Marginal Tietê, para evitar a ocorrência de acidentes com pedaços de concreto durante a operação de retirada das vigas. As interdições serão feitas alternadamente, em duas faixas de cada vez.
Serão colocadas 13 vigas de concreto em substituição às sete antigas. Cada nova viga tem 18,85 metros de comprimento, 1,05 metro de altura e aproximadamente 60 centímetros de largura. Paralelamente, estão sendo executadas obras de reforço e recuperação estrutural de 16 pilares. Construída entre 1949 e 1953 sobre o rio Tietê, a ponte do Limão foi a primeira estrutura de concreto a ter seus pilares assentados dentro do rio.
O projeto inicial previa vão livre de 5,2 metros, mas as obras de recapeamento e para a contenção de alagamentos elevaram o pavimento das pistas sob a ponte, reduzindo o vão para cerca de 4,3 metros. Alguns choques de caminhões contra a estrutura danificaram as vigas, que agora estão sendo trocadas. Em 1998, foram executadas obras num trecho de 17 metros sobre a Marginal no sentido Ayrton Senna/Castelo Branco, com a remoção de parte do tabuleiro da ponte e troca de vigas de concreto por pré-moldadas.
Segundo Edward Zeppo, superintendente de Obras Viárias da Siurb, já estão licitadas obras para a recuperação das pontes da Freguesia do Ó, Zona Norte; Cidade Jardim, Zona Oeste; e da ponte sobre as avenidas Santo Amaro e dos Bandeirantes, Zona Sul.
"Esta obra faz parte do nosso plano de recuperação e manutenção de todos os equipamentos públicos da cidade. A ponte do Limão está passando por manutenção e transformação, com o aumento do vão, o que vai melhorar a circulação dos caminhões. Além desta, todas as demais pontes nas marginais e fora delas serão recuperadas", disse o prefeito.
O trabalho de manutenção da ponte do Limão é executado pela Superintendência de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb). Iniciadas em março de 2008, as obras têm prazo de conclusão estimado ainda para este semestre.
Estão sendo removidas as antigas vigas, de 1,75 metro de altura. Elas são substituídas por outras de 1,05 metro, o que possibilitará uma ampliação de 70 centímetros do vão entre a pista da Marginal Tietê e a face interior da ponte.
Realizadas entre as 23h e as 5h, as obras exigem a interdição das faixas sobre a ponte no sentido centro/bairro e das pistas da Marginal Tietê, para evitar a ocorrência de acidentes com pedaços de concreto durante a operação de retirada das vigas. As interdições serão feitas alternadamente, em duas faixas de cada vez.
Serão colocadas 13 vigas de concreto em substituição às sete antigas. Cada nova viga tem 18,85 metros de comprimento, 1,05 metro de altura e aproximadamente 60 centímetros de largura. Paralelamente, estão sendo executadas obras de reforço e recuperação estrutural de 16 pilares. Construída entre 1949 e 1953 sobre o rio Tietê, a ponte do Limão foi a primeira estrutura de concreto a ter seus pilares assentados dentro do rio.
O projeto inicial previa vão livre de 5,2 metros, mas as obras de recapeamento e para a contenção de alagamentos elevaram o pavimento das pistas sob a ponte, reduzindo o vão para cerca de 4,3 metros. Alguns choques de caminhões contra a estrutura danificaram as vigas, que agora estão sendo trocadas. Em 1998, foram executadas obras num trecho de 17 metros sobre a Marginal no sentido Ayrton Senna/Castelo Branco, com a remoção de parte do tabuleiro da ponte e troca de vigas de concreto por pré-moldadas.
Segundo Edward Zeppo, superintendente de Obras Viárias da Siurb, já estão licitadas obras para a recuperação das pontes da Freguesia do Ó, Zona Norte; Cidade Jardim, Zona Oeste; e da ponte sobre as avenidas Santo Amaro e dos Bandeirantes, Zona Sul.
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