Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 29 de Abril de 2009 | Horário: 10:20
Compartilhe:

Vitrine Digital dá acesso sem fio à internet durante a Virada Cultural

Este ano, além das 800 atrações previstas, a Virada Cultural ainda contará com uma novidade, o acompnhamento das atrações do evento via internet sem fio (Wi-Fi) na Galeria Olido, no Centro da Capital.
A Prefeitura de São Paulo está atenta para ampliar a seus cidadãos as possibilidades de acesso sem fio à internet. E com essa proposta a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) estará presente na quinta edição da Virada Cultural com a criação da Vitrine Digital, que estará localizada na Galeria Olido (avenida São João, 473) e possibilitará o acompanhamento via internet sem fio de todas as atrações do evento. A iniciativa da Virada Cultural reforça o conceito de cidadão conectado proposto ao município.

A Virada Cultural, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, tornou-se um dos maiores eventos da Cidade. Este ano, a Virada ocorre das 18h do dia 2 de maio às 18h do dia 3 de maio. Durante todo o evento, os freqüentadores que estiverem com equipamentos de conexão à internet (netbooks, palm tops e celulares compatíveis) poderão usar o sinal disponibilizado gratuitamente na Vitrine Digital. Até 200 usuários serão atendidos simultaneamente.

O diretor-presidente da Prodam explica a importância de oferecer esse serviço na Virada Cultural, assim como o princípio de um trabalho maior, que ressalta a responsabilidade ao disponibilizar acesso Wi-Fi aos participantes do evento: “Esta é a garantia que essa utilização possibilita um bom serviço aos munícipes. Ao mesmo tempo, reforça o controle contra a utilização indevida deste recurso”.

Para acessar a rede sem fio da Vitrine Digital, o freqüentador da Virada Cultural deverá cadastrar uma senha. Esse cadastramento inclui a identificação desse usuário. Um termo de responsabilidade, que é emitido no momento do cadastramento, garante a segurança e determina a responsabilidade pelo conteúdo acessado.

Acesso Wi-Fi gratuito

Há quatro meses, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) tem implantado um projeto de rede Wireless pública, desenvolvida pela Prodam. “O que estamos fazendo é um projeto para que São Paulo se inclua num conjunto mundial do âmbito de Cidade Digital”, comenta o diretor-presidente da Prodam.

É importante destacar os cuidados que se tem quanto à questão da segurança on-line. “Nossa preocupação é que a rede seja segura. Queremos evitar o mau uso desse serviço”, explica o presidente.

A Cidade deve receber novos pontos de instalação Wi-Fi. Alguns locais já estão sendo estudados em análises estruturais. São três parques municipais: na Zona Sul, o Ibirapuera, e na Zona Leste, Raul Seixas e Chico Mendes. “Já temos uma estrutura de análise dos parques, estamos estudando toda a disponibilidade de acesso simultâneo que podemos ter e toda a estrutura física e lógica”, completou.


collections
Galeria de imagens