Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 4 de Maio de 2009 | Horário: 09:40
Compartilhe:

Prefeitura cria programas de ajuda a inserção ao mercado de trabalho

A Secretaria do Trabalho ainda premiou clientes do Programa São Paulo Confia, que é um dos projetos criados pela Prefeitura para apoiar pessoas de baixa renda que não tem acesso ao crédito no sistema bancário tradicional
Entre as atividades em comemoração da Semana do Trabalhador promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Luz, na última quinta-feira (30/04), ocorreu a inauguração do primeiro Centro Municipal de Formação Profissional de São Paulo, como também das instalações da matriz do programa São Paulo Confia. As inaugurações foram feitas pelo prefeito de São Paulo, acompanhado pela vice-prefeita, que também participou do lançamento do novo Portal do Trabalho. Durante a solenidade foram assinados convênios com parceiros e entregue o prêmio “Empreendedores Locais de Sucesso” aos clientes mais bem-sucedidos do programa de microcrédito. No novo site http://www.prefeitura.sp.gov.br/transparenciadotrabalho  ou http://www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho o trabalhador poderá informar-se sobre as vagas de emprego oferecidas nos CATs.

O objetivo do Centro Municipal de Formação Profissional é desenvolver ações que contribuam para a melhoria do perfil profissional dos trabalhadores, assim como a manutenção do emprego, maior rapidez na inserção no mercado de trabalho e a consolidação de empreendimentos. No total serão quatro laboratórios de informática, com capacidade para 22 alunos cada um, e mais 18 salas de aula para 40 estudantes. Serão ministrados cursos e palestras voltados ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho.

Primeiro curso

Os jovens entre 18 e 25 anos serão os primeiros contemplados com o curso “Orientação para o Trabalho", que oferecerá informações e dicas de como se comportar em entrevistas de emprego e elaborar o currículo profissional, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho. Serão 20 vagas e as inscrições atenderão à lista de espera do banco de dados das cinco unidades do Centro de Apoio ao Trabalho.

Entre os temas abordados estão informações sobre a recolocação no mercado de trabalho; ocupações; emprego e desemprego; contato com estratégias de busca de emprego; postura durante as entrevistas e seleção; elaboração de currículo e marketing pessoal; desenvolvimento do autoconhecimento, pensamento da criatividade; linguagem e postura para a obtenção do emprego; incentivar e analisar, conjuntamente, a possibilidade do trabalho por conta própria e noções básicas sobre empreendedorismo, cooperativas e associações. Todas as aulas serão ministradas por profissionais atuantes em áreas correspondentes aos cursos.

Durante o evento, o prefeito destacou que São Paulo tem numerosos desafios e o papel do poder público é superá-los para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente das que precisam do apoio do governo. “Ações como esta têm como objetivo nos aproximar das pessoas que precisam deste apoio. Aqui, por exemplo, as pessoas que precisam conquistar seu emprego podem consegui-lo, através de ações da Prefeitura, que pode informá-los onde existe a necessidade de empregos, ou capacitando-as para preencher estas vagas”, afirmou.

Premiação

A Secretaria premiou os clientes do Programa São Paulo Confia que tiveram maiores destaques em seus negócios com o auxílio do microcrédito. O primeiro colocado foi o grupo Unidos da Vila Maria, da unidade do Itaim Paulista, que ganhou um troféu e um notebook. O segundo e o terceiro colocados ganharam computadores e placas novas para ampliar seu empreendimento. Foram premiados os grupos Vencedores IV, de São Mateus, e Marrom Bombom, da Brasilândia, respectivamente.


collections
Galeria de imagens