Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 13 de Maio de 2009 | Horário: 17:05
Compartilhe:

Mercado Municipal de Sapopemba terá espaço para convivência

O Mercado Municipal de Sapopemba, que funciona desde 1989, já passou por duas reformas e em breve terá uma terceira executada. O local foi visitado pela prefeita em exercício nesta quarta-feira (13/05).
Criados para facilitar a vida dos consumidores - sobretudo, das donas-de-casa - que não precisam enfrentar o forte sol ou as intempéries da chuva, quando vão às compras, os mercados municipais estão sendo revitalizados pela Prefeitura.

Desde o início desta gestão, 25 dos 32 estabelecimentos públicos existentes na capital já passaram por intervenções. Nesta quarta-feira (13/05) a prefeita de São Paulo em exercício visitou o Mercado Municipal de Sapopemba (Zona Leste), que já passou por duas reformas e em breve será executada a terceira.

Em funcionamento desde 1989, o Mercado Municipal de Sapopemba passou por uma intervenção em 2007 e outra em 2008. No total, foram gastos R$ 270,2 mil nas seguintes obras: remanejamento de dois boxes e criação de espaço para caixa eletrônico; reforma de banheiros do pavimento térreo; revisão das telas das janelas; substituição parcial dos ramais de esgoto; construção de lixeira; limpeza e impermeabilização de vigas e calha; pintura de chapas de fechamento vertical, calhas, rufos e condutores; substituição de telhas de barros quebradas; desentupimento de condutores; e instalação de pára-raios.

Recentemente, foram aumentados os números de boxes, passando de 10 para 17. A próxima etapa de melhorias inclui a reforma dos telhados, a troca de calhas e a criação de um espaço de convivência no mezanino para a realização de cursos de gastronomia, o treinamento de funcionários do sacolão, reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), entre outros fins.

O subprefeito de Vila Prudente estima que serão gastos R$ 350 mil para fazer as pequenas reformas deste mercado e também no de Teotônio Vilela, instalado na mesma região.

Espaço de convivência

Ao chegar ao local, a prefeita em exercício visitou os boxes, conversou com os funcionários e experimentou algumas frutas como cupuaçu e rambotã, da família da lichia. Satisfeita com o bom funcionamento do estabelecimento, ela ressaltou que o prefeito está renovando todos os mercados municipais. Ela também aprovou a criação do espaço de convivência no local. "Representa um grande ganho para a comunidade de Sapopemba, que é trabalhadora e extremamente organizada", disse.

O supervisor geral de Abastecimento destacou que o perfil das pessoas que fazem compra nos mercados municipais e nas feiras é diferente das que vão aos supermercados.

"Nos mercados as pessoas passam mais tempo, tem mais contato com os vendedores, com os donos das bancas. Os consumidores tornam-se conhecidos dos comerciantes, onde eles experimentam produtos como frutas e queijos. Tornou-se um ponto de convívio. Já nos supermercados as pessoas vão diretamente às gôndolas, fazem suas compras com mais pressa, quase não conversam", definiu.

Localizado no nº 7.911 da avenida Sapopemba, o mercado municipal recebe 1.200 pessoas por mês, e 2.200 no fim de semana. Funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h, e aos domingos e feriados, das 8h às 13h.


collections
Galeria de imagens