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Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009 | Horário: 19:48
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São Paulo ganha 45km de ciclovias em 2010

Até o final do primeiro semestre de 2010, São Paulo vai ganhar mais 45 quilômetros de circuitos cicloviários. As regiões atendidas serão aquelas onde há maior uso de bicicleta como meio de transporte.
Dando continuidade à política de promover a integração da bicicleta como alternativa de transporte na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) anuncia a construção de três novos circuitos cicloviários e a criação de uma ciclofaixa operacional de lazer, que funcionará apenas aos domingos.

A escolha da localização das três áreas a receberem os novos circuitos foi baseada em pesquisas que apontaram as regiões onde há maior uso da bicicleta como meio de transporte.

Os estudos concluíram que as áreas periféricas da cidade concentram a maior quantidade de viagens de bicicleta, especialmente as regiões do Jardim Helena (Zona Leste), do Jardim Brasil (Zona Norte), e de Grajaú e Cocaia (Zona Sul).

O circuito do Jardim Helena terá 25,5km de extensão, sendo 12 km de ciclovia, 10km de ciclofaixa e 3,5km de pista com tráfego compartilhado. O circuito vai ligar as estações da CPTM de São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista, Guainazes e Estação Itaquera do Metrô, passando pela avenida Dr. José Artur da Nova, avenida Marechal Tito, Estrada Dom João Néri e avenida José Pinheiro Borges, entre outras vias.

As obras do circuito cicloviário do Jardim Helena devem começar até dezembro deste ano, e custarão R$ 11,05 milhões.

O circuito cicloviário do Jardim Brasil terá 17km de extensão, sendo 3km de ciclovia, 8 km de ciclofaixa e 6km de pista com tráfego compartilhado. O circuito vai ligar as ruas no limite do município, próximas à Rodovia Fernão Dias, à Estação Tucuruvi do Metrô, passando pela Avenida Edu Chaves, avenida Mendes da Rocha, avenida Luis Stamatis, rua Abílio Pedro Ramos, rua Benjamim Pereira e avenida Antônio Maria de Laet, entre outras vias.

As obras do circuito cicloviário do Jardim Brasil devem começar até março de 2010. O investimento total será de R$ 5,1 milhões.

O circuito de Grajaú-Cocaia (Zona Sul), terá 12km de extensão sendo 5km de ciclovia e 7km de ciclofaixa. O circuito parte do ponto da avenida Dona Belmira Marin junto à Estrada da Canal da Cocaia, e vai até a Estação Grajaú da CPTM, onde se bifurca, seguindo pela avenida Senador Teotônio Vilela e rua Dr. Oscar Andrade Melo, até atingir a avenida Robert Kennedy, por qualquer um dos caminhos.

As obras do circuito cicloviário do Grajaú-Cocaia devem começar até abril de 2010. O investimento total será de R$ 5,6 milhões.

No total, serão 20 novos km de ciclovia, 25km de ciclofaixa e 9,5km de pista com tráfego compartilhado. O que diferencia a ciclovia da ciclofaixa é a separação física dos demais veículos. Enquanto a ciclovia é uma pista à parte, isolada das pistas para outros veículos, a ciclofaixa é uma faixa exclusiva para bicicletas, sem separação física e dotada de sinalização específica.

Com essas iniciativas, a SMT espera garantir maior segurança aos ciclistas de São Paulo, especialmente àqueles que utilizam a bicicleta diariamente, como meio de transporte para o trabalho ou a escola.

De acordo com os dados da Pesquisa Origem-Destino, realizada a cada 10 anos pelo Metrô de São Paulo, com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans), em 2007, todos os dias eram feitas cerca de 156 mil viagens em bicicleta no município de São Paulo.

Esse número corresponde a 0,6% do total de viagens realizadas, mas é quase o triplo do que foi contabilizado na pesquisa anterior, de 1997. Isso aponta uma tendência da população a aderir a esse meio de transporte, uma vez que o número total de viagens, entre 1997 e 2007, cresceu 20%, e o número de viagens em bicicleta aumentou 183% no mesmo período.

Além dos três circuitos cicloviários mencionados, a cidade vai ganhar mais um circuito voltado para o lazer, unindo os Parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. A Ligação Cicloviária, com 5km de extensão, será toda feita por meio de ciclofaixas operacionais, que funcionarão apenas aos domingos, das 7h às 12h. A estimativa da SMT é que 5 a 10 mil bicicletas passem pela Ligação a cada domingo.

Os novos circuitos, que deverão estar concluídos até o final do primeiro semestre de 2010, vão quintuplicar a rede de ciclovias-ciclofaixas da cidade. A SMT espera que a disponibilidade de espaços seguros para o trânsito de bicicleta incentive novos usuários a migrar para a bicicleta e pretende, em curto prazo, duplicar o número de viagens realizada por esse modal.


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