Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 4 de Setembro de 2009 | Horário: 10:02
Compartilhe:

Centro Cultural São Paulo celebra 100 anos de Ataulfo Alves

A partir deste sábado (05/09), os 100 anos do compositor será comemorado com uma série de eventos e shows com artistas consagrados da MPB, que interpretarão as suas músicas mais conhecidas. O CD comemorativo será vendido após cada show.
Para comemorar os 100 anos do compositor Ataulfo Alves (1909-1969), a Secretaria Municipal de Cultura promove no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a partir deste sábado, dia 5, uma série de eventos e shows com artistas consagrados da MPB, como Elza Soares, Maria Alcina, Zezé Mota e Ataulpho Alves Junior, entre outros. Eles estarão interpretando as músicas mais conhecidas do compositor, reunidas no álbum 100 anos Ataulfo Alves. O CD, produzido e idealizado por Thiago Marques Luiz, foi desmembrado em dois e estará à venda após a apresentação de cada show. Todos os shows, gratuitos, serão apresentados na Sala Adoniran Barbosa. O evento conta com a parceria da gravadora Lua Music.


Projeto Paradas Sonoras

Faz parte ainda das comemorações a abertura neste sábado (05/09) das Paradas Sonoras, novo circuito de audição musical, em vários horários, distribuído em alguns pontos do Centro Cultural São Paulo. O público terá à disposição o acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga composto por mais de 70 mil discos e cerca de 60 mil partituras. O acervo reúne mais da metade dos discos gravados em 78rpm no Brasil. Dos cerca de 28 mil de que se tem registro (no catálogo publicado pela Funarte), a discoteca possui 15 mil.

O projeto Paradas Sonoras, criado a partir da digitalização do acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga e sua disponibilização na rede de computadores da Prefeitura, tem como objetivo tornar mais acessível ao público a coleção da discoteca, levando em conta o crescente interesse de especialistas e visitantes do Centro Cultural e dos demais equipamentos culturais do município de São Paulo.

Em continuidade à estratégia iniciada com o projeto Paradas em Movimento, que criou uma plataforma descentralizada para a exibição de obras audiovisuais em diferentes pontos do CCSP, Paradas Sonoras criará novo circuito de audição para o acervo da discoteca, que se estenderá para além dos limites do Centro Cultural, e um laboratório de digitalização de fonogramas. O projeto atenderá às necessidades dos diversos públicos da discoteca.


Confira a programação dos shows

Elza Soares e Milena
5 de setembro, sábado, às 19h. Livre - 80 minutos.

Maria Alcina e 2ois
6 de setembro, domingo, às 18h. Livre - 80 minutos.

Alaíde Costa e Verônica Ferriani
12 de setembro, sábado, às 19h. Livre - 80 minutos.

Fabiana Cozza e Mateus Sartori
13 de setembro, domingo, às 18h. Livre – 80 minutos.

Ataulpho Alves Jr. e Anelis Assumpção
19 de setembro, sábado, às 19h. Livre - 80 minutos.

Zezé Mota e Graziela Medori
20 de setembro, domingo, às 18h. Livre - 80 minutos.


Serviço

Ataulfo 100 Anos - Paradas Sonoras
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
Telefone: 3383-3400
Todos os shows serão apresentados na Sala Adoniran Barbosa (631 lugares)
Entrada franca – Os ingressos devem ser retirados duas horas antes do início do espetáculo.
O repertório é o mesmo para todos os artistas.
Veja mais informações sobre as comemorações Ataulfo 100 anos.


collections
Galeria de imagens