Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 15 de Setembro de 2009 | Horário: 09:05
Compartilhe:

Cidade Tiradentes ganha Estação da Juventude

O equipamento foi inaugurado no último domingo (13/09), com o objetivo de promover a integração dos jovens, por meio de atividades culturais, de capacitação profissional e esportivas. Atualmente, 180 jovens participam de vários cursos.
Com muita música, esporte e animação, o prefeito de São Paulo inaugurou no último domingo (13/09) a Estação da Juventude, em Cidade Tiradentes, Zona Leste. O equipamento, uma iniciativa das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Assistência e Desenvolvimento Social e Participação e Parceria, tem como objetivo promover a integração dos jovens, por meio de atividades culturais, esportivas e capacitação profissional.

"Esta é uma nova oportunidade para a população. Trata-se de um equipamento para atividades que ajudam na formação, principalmente dos jovens, melhorando assim os índices de desenvolvimento social da Cidade", afirmou o prefeito, ao abrir o evento. Ele visitou os espaços da Estação, que, além de um amplo palco usado em ensaios de bandas da região, conta com sala principal para a realização de cursos e reuniões. E um estúdio profissional, sob a supervisão de um técnico que acompanha as gravações e edita o material. “Sou vocalista de uma banda de rock melódico. Aqui, nunca tivemos um projeto desse porte, o técnico e o equipamento utilizado são profissionais. Perfeito”, comemora Fernando Leite, 21 anos.

O local oferece apoio e capacitação educacional para a cidadania. Atualmente, 180 jovens, com idade entre 15 e 23 anos participam dos seguintes cursos: Grafite - Arte, Cidadania e Expressão, DJ e Produção Musical, Clap - Comunicação, Leitura, Análise e Produção, línguas inglesa e portuguesa, Cidadania e Orientação Profissional e Capoeira. “Eu faço todos os cursos aqui na Estação. O projeto tira as pessoas das ruas, traz conhecimento e liberdade para que a comunidade se expresse. Aqui eu encontrei meus amigos e me aproximei de pessoas com quem eu brigava antes”, comenta Johnny Ferreira Gomes, 18 anos.

A Estação da Juventude nasceu do intenso movimento musical da região, que reunia bandas dos mais variados estilos musicais, como funk, hip-hop, samba, pagode, axé e rock. Em 2008, a subprefeitura contratou uma carreta-palco para, uma vez por mês, percorrer a comunidade com atrações musicais. A procura foi tão grande que a Prefeitura decidiu criar um local fixo, mais amplo e dotado de equipamentos adequados.

Para a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, essa é uma obra que pode mudar a história de muitos jovens. "Essa iniciativa, baseada em programas culturais, oferece oportunidades para muitos adolescentes melhorarem e terem esperança de mudar suas vidas. Com isso, o jovem se sente acolhido na sociedade e com condições de aprender algo agradável e que possa lhe garantir alguma renda”.

O professor de grafite Eduardo Vinicius Marinho da Silva, mais conhecido como Kadu, conta que alguns alunos já conseguem colocar em prática o que aprenderam na Estação.“Eu procuro incentivá-los para que tenham iniciativa e entendam também a importância do grafite como forma de expressão. Quando todos perceberem a função da Estação da Juventude, com certeza, aqui será o point da Cidade Tiradentes”.

A Estação da Juventude fica na rua Pedro Iovine, 61, próximo do antigo terminal de ônibus, em Cidade Tiradentes. Permanece aberto de segunda a sexta-feira em dois horários: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever no endereço acima ou pelo telefone 2285–7739.


collections
Galeria de imagens