Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 22 de Setembro de 2009 | Horário: 13:16
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo participa do Dia Mundial Sem Carro

A idéia do Dia Mundial Sem Carro é conscientizar as pessoas para a necessidade de usar menos os automóveis em prol dos transportes alternativos. O prefeito de São Paulo deu o exemplo e usou o transporte público para se deslocar de sua casa até a Prefeitura.
A Prefeitura de São Paulo participou, pelo quinto ano consecutivo, do Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22/09). O prefeito de São Paulo usou o transporte público para se deslocar de sua casa até a Prefeitura.

"Participamos deste evento para dar o exemplo demonstrando às pessoas que deve haver um esforço cada vez maior para que se deixe o carro em casa e se utilize o transporte público", disse o prefeito.

O prefeito chegou ao ponto de ônibus, na altura do 2.480 da avenida Brigadeiro Faria Lima, às 9h35. Dez minutos depois, embarcou na linha 702P-10, que faz o percurso Terminal Penha-Pinheiros. A viagem, de 40 minutos, passou pelas avenidas Faria Lima e Europa e pela rua Augusta. O prefeito desembarcou no Viaduto 9 de Julho, de onde seguiu a pé para a Prefeitura.

A idéia do Dia Mundial Sem Carro é conscientizar as pessoas para a necessidade de usar menos os automóveis em prol do transporte público ou alternativo, como bicicletas, ou mesmo caminhar. A idéia não é proibir as pessoas a usarem seus veículos, disse o prefeito. "São Paulo possui 11 milhões de pessoas, e dessas aproximadamente 6 milhões dependem do veículo para se locomoverem. As medidas têm de ser tomadas com cuidado. O que estamos fazendo é investir no transporte público, estimulando as pessoas a usarem essa alternativa, para que os carros possam ficar guardados em casa", afirmou.

"O que hoje vivemos é a conseqüência da falta dos investimentos públicos no metrô, nos trens, falta de integração entre os governos. É isso que procuramos fazer na nossa gestão. Depois de 30 anos, voltamos a investir no metrô", afirmou o prefeito.

Desde 2005, a Prefeitura tem feito expressivos investimentos no transporte público, como o aporte de R$ 2 bilhões ao Metrô , dinheiro investido na construção ou projeto das linhas 2, 4, 5 e 6. Esses recursos também incluem a construção do Expresso Tiradentes, corredor que ligará o Centro ao extremo Leste da Cidade, e que será, em grande parte de sua extensão, na forma de Metrô Leve. No mês passado, a Prefeitura também lançou a primeira Ciclofaixa de São Paulo, que liga três parques todos os domingos.


collections
Galeria de imagens