Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009 | Horário: 09:35
Compartilhe:

Projeto Nós do Centro qualifica 470 jovens na área cultural

O Projeto Inclusão Social Urbana - Nós do Centro realizou a formatura, no teatro Sergio Cardoso, dos 470 jovens que vão atuar na área de espetáculos, multimeios e montagem de exposições de arte. O projeto já capacitou 1.300 jovens.
O Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro certificou na última segunda-feira (14/12) 470 jovens para atuar na área de espetáculos, multimeios e montagem de exposições de arte. O setor tem crescido bastante nos últimos anos, sendo responsável pela empregabilidade de diversos jovens.

Em clima de descontração, a formatura foi realizada no teatro Sergio Cardoso, Bela Vista, com a participação do secretário municipal de Cultura, do diretor nacional do projeto, Antonio Augusto Telles Machado, e de representantes das organizações parceiras do terceiro setor.

Para o diretor nacional do projeto, a inovação e a grande procura por esses cursos têm estimulado a Prefeitura a querer expandi-los para as regiões mais periféricas da Cidade. “Diversos jovens que completaram os cursos já estão inseridos no mercado de trabalho”, conta. Machado diz ainda que o evento veio ao encontro da finalização das atividades do projeto, que teve a duração de quatro anos e deixou boa marca para a população vulnerável do centro de São Paulo.

O secretário de Cultura destacou “a relevância de realizar as transformações sociais por meio da cultura marcante, pois iniciativas como estas do Projeto Nós do Centro fazem o trabalho do poder público valer a pena”.

Vários parceiros contribuíram para o sucesso da iniciativa. O órgão responsável pelo curso de Auxiliar Técnico de Multimeios foi o Instituto Ressoar - que aproximou os participantes da conversão midiática, na qual vídeo, imagem e texto foram apresentados simultaneamente em uma mesma plataforma. As aulas foram ministradas na Universidade Anhembi Morumbi e no Grupo Impacta.

O Centro de Educação Estudos e Pesquisas foi o responsável pelo curso de Auxiliar Técnico em Espetáculos – sonoplastia e iluminação -, com aulas teóricas e práticas, além de aulas complementares de português, matemática, história do espetáculo, entre outras. Os parceiros para a concepção desse curso foram Ivoz - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Nucleofortec e Associação Vida em Ação.

O Instituto Amankay coordenou o curso de Auxiliar Técnico em Montagem de Exposição com especialização multimídia. As aulas foram dadas no Teatro Sérgio Cardoso em razão da parceria entre o instituto e a Associação Paulista de Amigos da Arte.


Nós do Centro

O projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), em parceria com as Secretarias de Participação e Parceria, do Trabalho, de Cultura, de Relações Internacionais e das subprefeituras da Sé e da Mooca. É um projeto intersetorial que aposta na autonomia e no potencial das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social da região central de São Paulo. É resultado de uma cooperação técnica bilateral entre a Prefeitura de São Paulo e a União Européia, única na América Latina.

Ele já capacitou mais de 1.300 jovens e, por meio de seus escritórios de Inclusão Social e Centros de Referência, ofereceu às famílias acesso a múltiplas oportunidades, dentre elas: cursos de qualificação profissional e empreendedorismo, oficinas de geração de renda, atendimento social e psicológico, trabalho socioeducativo com famílias, Fórum de Desenvolvimento Local e oportunidades de cultura, lazer, esportes, saúde, microcrédito e cidadania. O projeto já atendeu mais de 36 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social na região central da Cidade.


collections
Galeria de imagens