Secretaria Especial de Comunicação
Peça teatral resgata olhares sobre a guerra no Oriente Médio
A partir do olhar de quatro personagens, palestinos e israelenses, a peça O dragão revela a intimidade da violência estabelecida nos conflitos no Oriente Médio. Os fatos colhidos de depoimentos verídicos ganham a narrativa do grupo Galharufa produções, que sobe ao palco, dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro, no Teatro Cacilda Becker.
Quatro relatos recriam, numa ficção, acontecimentos reais e trazem à tona histórias que se cruzam com o objetivo de desmitificar as diferenças entre judeus e árabes. Com direção de Ana Teixeira, o espetáculo estreou em 2008, trilhando a via do teatro documentário, com o intuito de representar o pequeno território, localizado no coração do Oriente Médio, onde é travada uma guerra que se tornou emblemática em todo o mundo.
Em cena, os personagens, ligados a um mesmo atentado, representam a dor revivida a cada lembrança. Apesar do formato escolhido pelo grupo, com quadros independentes, o espetáculo une as histórias em uma mesma trama. Atores e músico, ao vivo, trazem, em cada um dos quadros, um olhar sobre o conflito. O texto é baseado em documentários, depoimentos e artigos de israelenses e palestinos, conferências de Nurit Peled Elhanan e poemas de Mahmoud Darwich e Imad Saleh. A peça foi destaque do Festival POA Em Cena, de 2009.
Serviço:
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua Tito, 295, Lapa
Data: De 17 a 20. Quinta-feira a sábado, 21h. Domingo, 19h. R$ 10
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk