Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008 | Horário: 18:21
Compartilhe:

Prefeitura anuncia fim da faixa experimental para motos na 23 de Maio

A partir desta quarta-feira (24/01), a avenida 23 de Maio (Zona Sul) deixa de contar com a faixa experimental exclusiva para motociclistas. Os congestionamentos nas outras pistas foram maiores do que o esperado.
O prefeito de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (23/01) a antecipação em um dia do fim da faixa exclusiva para motocicletas na avenida 23 de Maio (Zona Sul). A medida tinha caráter experimental, com vistas a aumentar a segurança dos motociclistas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aproveitará a experiência para definir novas ações com a finalidade de diminuir acidentes envolvendo motocicletas. Todos os dias um motociclista morre em São Paulo e outros 25 são internados em conseqüência de acidentes graves no trânsito da cidade.

A experiência foi válida e não houve acidentes no período, mas ocorreu aumento do congestionamento nas outras faixas da 23 de Maio, em proporção acima da esperada no trecho em que funcionou o corredor exclusivo. A partir desta quinta-feira (24/01), a 23 de Maio deixa de contar com a pista exclusiva para motos. "Os números não foram favoráveis em relação ao trânsito. Nosso objetivo é salvar vidas. Mas, em função dos números registrados, a Prefeitura decidiu antecipar em um dia a vigência da medida experimental", afirmou o prefeito.

De acordo ele, a administração municipal irá continuar os estudos para implementar medidas que melhorem a segurança dos motociclistas. "Não vamos nos afastar desses objetivos", ressaltou, após receber relatório do secretário municipal de Transportes e do presidente da CET.

O balanço dos três dias da experiência iniciada na segunda-feira (21/01) apontou que não houve acidentes com vítimas na faixa exclusiva. Entretanto, o fluxo de veículos aumentou consideravelmente. No sentido Santana, foram 5,1 quilômetros de lentidão na segunda-feira (21), 7,1 quilômetros na terça-feira (22) e, nesta quarta-feira (23), 4,5 quilômetros. No outro sentido, Aeroporto, foram 6,1 quilômetros na segunda, 5,1 quilômetros na terça e 3,6 quilômetros nesta quarta. Em dias normais, a média nos dois sentidos varia entre 2,5 e 3 quilômetros de lentidão.

"Fizemos uma experiência e, assim que obtivéssemos uma avaliação dessas experiências, ela seria suspensa. O nível de congestionamento foi acima do que nós esperávamos. E nós precisamos compatibilizar, apesar da segurança ser objetivamente mais importante do que a fluidez, os dois aspectos: dar prioridade à segurança não quer dizer esquecer da fluidez", explicou o presidente da CET.

"Deu para perceber que nós precisamos buscar novas idéias, e isso será feito e apresentado ao prefeito. Vamos conversar mais intensamente com os motociclistas e suas lideranças, pois eles têm muito a contribuir", acrescentou ele.


collections
Galeria de imagens