Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008 | Horário: 16:30
Compartilhe:

Túnel Paulo Autran é entregue na avenida Washington Luís

O novo túnel eliminou semáforo no cruzamento da avenida, reduzindo congestionamentos na região do aeroporto, na Zona Sul. Tem 310 metros de extensão, sendo 160 metros cobertos e 150 metros descobertos. Foi construído com duas pistas no mesmo sentido, com 9,5 metros de largura cada.
O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta sexta-feira (25/01) a passagem subterrânea que agora faz a ligação da avenida Washington Luís ao aeroporto de Congonhas, na Zona Sul. O governador José Serra e o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, também participaram da solenidade.

O túnel Paulo Autran eliminou semáforo no cruzamento da avenida, reduzindo congestionamentos na região. Tem 310 metros de extensão, sendo 160 metros cobertos e 150 metros descobertos. Foi construído com duas pistas no mesmo sentido, com 9,5 metros de largura cada. Tem calçadas e sistemas de iluminação e ventilação.

"É uma obra importante para a Cidade", afirmou o prefeito. "E nada mais apropriado no aniversário de São Paulo do que homenagear o ator Paulo Autran, uma das figuras mais importantes da história da cultura brasileira", disse.

A cerimônia de abertura da passagem foi marcada pelo clima de alegria, com a presença de atores e personalidades do mundo artístico. Juca de Oliveira destacou: "Paulo Autran foi um homem que dignificou a carreira e também foi um símbolo de resistência democrática no País".

O prefeito e demais autoridades caminharam por toda a extensão do túnel. Os primeiros veículos a circular foram da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar. Em seguida, carros particulares já fizeram uso do túnel. "É um túnel que vai facilitar o acesso ao aeroporto. É uma obra bonita, um projeto bem executado", destacou o governador Serra.

Estudos da CET registram movimento de 4.500 veículos por hora no horário de pico na avenida Washington Luís (sentido centro/bairro). Do total, 1.800 veículos por hora seguem em direção a Congonhas. No sentido bairro/centro, são 3.600 veículos por hora no horário de pico.

A passagem subterrânea é resultado de parceria entre os Governos Municipal, do Estado e Federal. A administração municipal elaborou o projeto básico, executou desvios de trânsito e sinalização. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente fez estudos de impacto e remoção de árvores. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) executou o projeto executivo.

collections
Galeria de imagens