Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008 | Horário: 07:50
Compartilhe:

Cidade terá mais 354 radares para fiscalizar infrações no trânsito

Visando reduzir o número de mortes no trânsito da cidade, até o mês de Abril, a prefeitura irá instalar 354 novos radares nas ruas de Sâo Paulo. Serão 175 equipamentos fixos, 26 móveis e 153 lombadas eletrônicas.
 Até o mês de abril, São Paulo terá 354 novos radares de trânsito. Serão 175 equipamentos fixos, 26 estáticos (móveis) e 153 lombadas eletrônicas, que auxiliarão no controle e segurança do trânsito. As licitações abertas para a aquisição dos aparelhos deverão estar concluídas em março.

Atualmente a Cidade conta com 40 equipamentos fixos, 26 estáticos e 100 lombadas eletrônicas. Desse total, 25 radares fixos e 11 barreiras são equipados com leitura automática de placas (LAP) e, portanto, aptos a fiscalizar itens como cumprimento do rodízio, limite de velocidade, invasão das faixas exclusivas para ônibus e veículos que estejam em situação irregular (sem pagamento de IPVA ou licenciamento, por exemplo).

A Cidade também conta com a fiscalização de 136 Registradores Fotográficos de Infrações aos Semáforos (Refis).

A definição dos locais para instalação desses equipamentos leva em conta principalmente o fator de viabilidade da fiscalização eletrônica, para que se possa liberar os fiscais para agir em pontos da Cidade com maior grau de dificuldade do controle de trânsito, onde a presença física do agente é fundamental para garantir a segurança e melhorar a fluidez do trânsito.

A implantação dos novos radares tem como objetivo reduzir o número de mortes no trânsito na Cidade que, atualmente, gira em torno de quatro pessoas por dia. Em 2006, 1.487 pessoas morreram em acidentes de trânsito, sendo 753 vítimas ocupantes de veículos e 734 pedestres.

Em 2007, a média de multas aplicadas por mês em São Paulo foi de 350 mil, das quais cerca de 27% por excesso de velocidade. Com os novos radares, estima-se um acréscimo de 17% nas autuações.

Os valores arrecadados com as multas serão aplicados em equipamentos e estrutura de sinalização; ações de engenharia de tráfego voltadas à ampliação das condições de fluidez e segurança no trânsito; e fiscalização e educação de trânsito, conforme previsto no Fundo Municipal de Trânsito.


collections
Galeria de imagens