Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008 | Horário: 17:00
Compartilhe:

Terceiro Escritório de Inclusão Social é entregue na Mooca

A região do Pari, na Mooca (Zona Leste) é a sede do novo Escritório de Inclusão Social (EIS!), que deve atender mil famílias por mês. A inauguração da terceira unidade do tipo aconteceu nesta terça-feira (26/02).
O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta terça-feira (26/02) mais um Escritório de Inclusão Social (EIS!). A nova unidade funcionará no bairro Pari, região da Mooca (Zona Leste). Vai atender mil famílias por mês e servirá como referência para a comunidade local, na busca por programas de apoio social. O EIS! será gerenciado pela Associação Lar São Pedro, parceira da Prefeitura no Projeto Nós do Centro, que envolve entidades, administração municipal e União Européia.

"É um equipamento importante para orientar as pessoas, capacitá-las e fazer com que conheçam os programas da Prefeitura, integrados com outros projetos dos Governos do Estado e Federal", afirmou o prefeito. Ele destacou que o trabalho voltado para a assistência social pode não ter visibilidade, mas apresenta resultados extraordinários. "São equipamentos que podem mudar a vida das pessoas", concluiu.

O EIS! Pari está localizado na rua Capitão Mor Passos, 478. É a terceira unidade criada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Funcionará ligado ao Centro de Referência Ação Família (Craf), do Programa Ação Família. A meta é entregar dez unidades, nos bairros Glicério, Bela Vista, Pari, Belém (dois equipamentos), Bom Retiro, Santa Cecília, Sé, Brás e Mooca. Juntos, beneficiarão cerca de 50 mil pessoas.

O EIS! entregue nesta terça-feira (26) tem área de 520 metros quadrados, onde se distribuem em dois andares quatro salas para administração, recepção, brinquedoteca, sala de pré-atendimento, Telecentro, salão multifuncional para reuniões com famílias, oficinas e palestras, além de sala para eventos. O local dispõe de área externa com 120 metros quadrados.

Além do espaço de desenvolvimento social comunitário, o EIS! aproxima moradores do bairro aos serviços públicos. No local, usuários podem utilizar Telecentro, promover eventos culturais, encontros comunitários, reuniões e oficinas diversas. Por intermédio do projeto Nós do Centro, será feito mapeamento das habilidades das famílias e das possibilidades de negócios na região. Serão oferecidas oficinas de geração de renda, de treinamento para o mercado de trabalho, programa de microcrédito e acesso a parcerias locais para ampliação das oportunidades de trabalho.

"O EIS! Pari acolherá as pessoas mais pobres que moram ou passam pelo Centro, que moram em cortiços ou nas ruas da região central", ressaltou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O programa municipal tem a finalidade de fazer a inclusão social, econômica e cultural de grupos vulneráveis. O projeto tem parceria com as Secretarias Municipais do Trabalho, da Cultura, de Participação e Parceria e de Relações Internacionais, além das Subprefeituras da Sé e da Mooca.

O primeiro EIS foi inaugurado em setembro de 2006, no bairro do Glicério, e o segundo entrou em funcionamento na região da Bela Vista, em novembro de 2007.


collections
Galeria de imagens