Secretaria Especial de Comunicação
No Dia da Mulher, circo para 2.100 mulheres do Programa Ação Família
"Respeitável público feminino!"
A palavra "feminino" deve ser acrescentada, sim, às palavras do apresentador do circo neste sábado (08/03), celebrado como o Dia Internacional da Mulher. Afinal, 2.100 mulheres atendidas pelo Programa Ação Família - Viver em Comunidade assistirão ao espetáculo do Circo Spacial (av. Regente Feijó, 1.560 - Jardim Anália Franco), em evento promovido pelo Programa Ludi-Cidade - Arte, Cultura, Esporte, para comemorar a data. Ação Família e Ludi-Cidade são dois programas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
"Será uma festa linda para essas pessoas especiais: as mulheres, que são as verdadeiras heroínas do cotidiano, as batalhadoras do dia-a-dia, as lutadoras diárias da vida", comenta o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
O espetáculo do Circo Spacial, na Zona Leste, começa às 10h, quando as mulheres, acompanhadas de seus filhos, chegarão ao local. Após a apresentação, cheia de emoção, suspense e diversão, elas receberão um certificado dos Programas Ação Família - Viver em Comunidade e Ludi-Cidade - Arte, Cultura, Esporte pela participação no evento. As participantes são atendidas em 15 Casas da Família - Centro de Referência Ação Família (Craf), em diversos distritos da Cidade.
"Minha filha está contando os dias para ir ao circo. Iremos nos divertir muito!", afirma Joelma Soares de Silva, de 30 anos, atendida na Casa da Família Centro Social Santo Dias, no Rio Pequeno. Este é a primeira vez que ela e a filha, Evelyn Cristina, de 7 anos, participam de algum passeio promovido pelos programas da Smads.
"Um espetáculo de rara beleza, com coreografia, iluminação, música, bailado, shows e muitos talentos, digno de um circo moderno sem perder as raízes, os valores, sem deixar de ser legítimo herdeiro do circo tradicional: com malabaristas, contorcionistas, trapezistas e o palhaço", diz um trecho da apresentação do Circo Spacial no site. Fundado há 20 anos, o Circo Spacial é conhecido como o "Circo do Futuro".
Origem da data
Desde 1975, o dia 8 de março é comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicar a redução da carga horária de trabalho.
Essas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, onde foi ateado fogo. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Essa associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigir melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam pelas ruas de Nova Iorque, com reivindicações idênticas às das operárias no ano de 1857, além do direito ao voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como o "Dia Internacional da Mulher".
Poesia na passarela
A poesia voltará à passarela do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (rua Formosa, 215 - Vale do Anhangabaú), da Smads, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento será nesta sexta-feira (07/03), às 15h.
O desfile-poético, intitulado "Mulheres do Pau Brasil", será inspirado em poesias escritas por mulheres, entre elas Clarice Lispector, Cora Coralina, Adriana Calcanhoto e Cecília Meirelles.
O grupo de idosos do Creci mostrará 18 trajes com estampas ilustrativas que levarão ao público o lado lúdico da poesia. "No desfile performático, os idosos recitarão poesias enquanto desfilam. A trilha sonora será pontuada por palavras, sons de máquina de escrever e poesias", explica o figurinista, produtor de moda e arte-educador Fabiano Menna.
Não é a primeira vez que o grupo de moda do Creci, formado em agosto de 2007 por 25 idosos que realizaram a Oficina de Customização, faz sucesso com o casamento entre "moda" e "literatura". Os alunos já realizaram desfiles inspirados na vida de Salvador Dali e apresentações em outros eventos como "Poesia pra que te Quero" e "Moda na Estação".
Saiba mais
Confira outros eventos que serão realizados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Projeto Nós do centro comemora o dia da mulher
Mulheres têm funções incomuns na Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Sarau e espetáculos circenses homenageiam mulher no Butantã
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk