Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 18 de Abril de 2008 | Horário: 11:30
Compartilhe:

Biblioteca Monteiro Lobato dedica semana a seu patrono

O dia do nascimento de Monteiro Lobato, 18 de abril, tornou-se o Dia Nacional do Livro Infantil e a semana em torno dessa data foi oficialmente incluída no calendário de eventos da cidade. Em comemoração da Semana Monteiro Lobato, a Biblioteca Infanto-juvenil, que tem o autor como patrono, preparou uma programação especial.
Em comemoração da Semana Monteiro Lobato, a biblioteca infanto-juvenil que leva o nome do escritor preparou uma programação especial até dia 18 de abril, contemplando narração de histórias, teatro, encontros e roda de leitura.

O mundo de fantasia e realidade que Monteiro Lobato construiu atraiu diversas gerações e se tornou marco da cultura brasileira. Para homenagear esse escritor de renome mundial, o dia de seu nascimento, 18 de abril, tornou-se o Dia Nacional do Livro Infantil e a semana em torno da data faz parte do calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo desde o ano passado.

A programação na Biblioteca Monteiro Lobato foi elaborada para agradar a diversos públicos, com contação de histórias, espetáculos teatrais, roda de leitura e bate-papo com idosos.

Em todos os dias da semana, ocorre a Hora do Conto, com contadores de histórias alegrando as crianças. A semana foi aberta por Maria Haila de Oliveira, contadora de histórias da biblioteca, com o conto O menino Juca. A contadora volta à biblioteca nesta quarta-feira (16/04).

Além da Hora do Conto, serão apresentados dois espetáculos infantis. A cigarra e a formiga, produzido por Kaká Mureno, é baseado na fábula sobre a formiga que trabalha o ano todo para ficar abastecida de comida no inverno e a cigarra que apenas canta e dorme e não se preocupa com a chegada da estação fria.

Já o grupo Timol, constituído por crianças e adolescentes freqüentadores da biblioteca, exibe no dia 18 uma adaptação da obra A pílula falante. Na nova montagem, enquanto Emília começa a falar, a personagem Cuca vem para criar uma confusão envolvendo Pedrinho, Narizinho e a Fada Bela.

Por fim, com o objetivo de revelar alguns aspectos de Monteiro Lobato quando jovem e a influência que este período exerceu em sua vasta obra literária, haverá a roda de leitura O que Lobato escreveu há 100 anos, com mediação da doutora em Letras pela USP Marisa Lajolo.

Confira a programação completa.

O menino Juca
Hora do conto com Maria Haila de Oliveira
Data: 16/04
Horário: 10h

A cigarra e a formiga
Kaká Mureno Produções Espetáculo teatral. Adaptação do clássico de La Fontaine, que conta a história de uma cigarra e uma formiga diante de suas preocupações com a chegada do inverno.
Data: 16/04
Horário: 14h

Roda de leitura: O que Lobato escreveu há 100 anos
Coordenadora:
Marisa Lajolo (doutora em letras pela USP) A roda tratará da produção de Monteiro Lobato em 1908, aos 26 anos de idade, e sua repercussão nos trabalhos seguintes.
Agendamento prévio pelo telefone 3256-4122.
Data: 16/04
Horário: 19h

Hora do conto: Histórias da Emília
Hora do conto com Maria Aparecida Uliani
Data:17/04
Horário: 10h

Conversa: Uma tarde com Lobato
Bate-papo para a Terceira Idade com Oiram Antonini e Maria Zélia Wolff
Data: 17/04
Horário: 14h

Hora do conto: O casamento da Emília
Com Maria Cecília Graner
Data: 18/04
Horário: 10h

Teatro infantil: A pílula falante
Timol (Grupo de Teatro Infantil da Monteiro Lobato). Adaptação: Rosilaine Brás Rodrigues
Data: 18/04
Horário: 15h


collections
Galeria de imagens