Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 30 de Abril de 2008 | Horário: 17:01
Compartilhe:

Prefeito abre Centro de Inspeção Ambiental para veículos a diesel

Começou a funcionar nesta quarta-feira (30/04) o primeiro Centro de Inspeção Ambiental Veicular da cidade no Jaguaré (Zona Oeste). Inspeção obrigatória vai contribuir para reduzir o excesso de gases tóxicos na atmosfera de São Paulo.
O prefeito de São Paulo entregou nesta quarta-feira (30/04) o primeiro Centro de Inspeção Ambiental Veicular da cidade. Fica no Jaguaré (Zona Oeste). O caminhão-pipa placas DPN 3609, movido a diesel, inaugurou o sistema de verificação de emissão de poluentes, que vai contribuir para reduzir o excesso de gases tóxicos na atmosfera de São Paulo.

Até o final de 2009, deverão estar em funcionamento 35 centros como o do Jaguaré. A unidade aberta possui duas linhas de inspeção e passa a prestar serviços oficialmente já na próxima sexta-feira (02/05). Em 2008 serão verificadas as emissões de toda a frota a diesel cadastrada no município, com cerca de 300 mil veículos, entre caminhões, caminhonetes, ônibus e vans. Até outubro deverão estar em funcionamento mais quatro centros.

"Com os 35 Centros de Inspeção, teremos condições de verificar as emissões de toda a frota da cidade, com mais de 6 milhões de veículos", afirmou o prefeito. "Esperamos que, à medida que o programa se consolide, melhore gradativamente o nosso ar", acrescentou ele.

A poluição ambiental é responsável pela redução de aproximadamente um ano e meio de vida dos moradores da cidade. Os dados são do Laboratório de Pesquisas Atmosféricas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Com o Programa de Inspeção Ambiental Veicular, espera-se reduzir em 30% a carga de poluentes emitida por veículos automotores.

De acordo com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, trata-se de um programa de saúde pública que visa, inclusive, reduzir o índice de mortalidade decorrente de doenças respiratórias e cardiovasculares agravadas pela concentração de poluentes.

"Crianças e idosos, com sistema imunológico em formação ou já fragilizado, chegam a perder até dois anos e meio de vida em decorrência da poluição. Isso significa a morte de 2.500 pessoas por ano", informou o secretário. Os números são equivalentes ao risco de morte por homicídio e acidentes de trânsito.

Ambas as causas de morte provocam, cada uma, 2.500 mortes ao ano na Cidade. A poluição ambiental em São Paulo, de acordo com estudos da USP, tem efeitos semelhantes ao consumo de quatro cigarros por dia.

Inspeção

O primeiro Centro de Inspeção Ambiental Veicular está situado na avenida Engenheiro Billings, 2.050. A empresa responsável pela operação do sistema é a Controlar, formada por consórcio criado a partir de Parceria Público-Privada (PPP), com vigência de 10 anos. Neste ano, serão inspecionados veículos a diesel, de acordo com o calendário de licenciamento estabelecido pelo final de placa.

A partir da data-limite do licenciamento, o proprietário terá 90 dias para realizar a inspeção. O selo de certificação será concedido apenas ao veículo que passar pelas duas etapas. Cada uma das linhas de inspeção no Jaguaré possui seis baias para veículos leves (vans e caminhonetes) e quatro baias para veículos pesados (caminhões de carga e ônibus).
Na primeira inspeção dos veículos a diesel não será cobrada nenhuma taxa durante 2008. Sem o selo da inspeção, não será possível fazer o licenciamento no exercício seguinte e o proprietário estará sujeito a multa no valor de R$ 550.

A inspeção leva em média 30 minutos, desde o acesso ao Centro até a finalização. A verificação técnica propriamente dita dura cerca de sete minutos. O veículo será submetido a dois procedimentos. Primeiro, o de avaliação visual. Um inspetor avaliará se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes e/ou alteração no sistema de escapamento.

Se aprovado, o veículo passará para a medição computadorizada. Caso seja reprovado, o proprietário receberá laudo indicando os problemas e terá 30 dias para corrigir os defeitos. Ao voltar para nova inspeção, estará obrigado ao pagamento de taxa de R$ 52,73.

No caso dos veículos a diesel, a inspeção computadorizada é feita por opacímetros. É medido o nível de ruído do veículo e, em seguida, verificado o nível de emissão de monóxido de carbono (CO), de hidrocarbonetos (HC) e diluição (percentual de CO e CO2) em rotação de marcha lenta e também a 2.500 rpm. A aprovação será em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

"É um programa importante por proteger o meio ambiente e a saúde pública. São Paulo dá um grande passo para melhorar a qualidade de vida da sua população", disse Ivan Pio Azevedo, diretor-presidente da Controlar. Segundo ele, a empresa está preparada para assumir também a inspeção de motocicletas, caso o Conama faça a regulamentação.

De acordo com o secretário do Verde, existem estudos para que a legislação municipal estabeleça medidas para coibir a poluição provocada por motocicletas: "Enquanto não houver a regulamentação, estudamos a possibilidade de pedir à Cetesb algum tipo de especificação técnica para definir um padrão aceitável de emissão para as motos".

A partir do mês de julho deste ano, deverão ser inspecionados veículos movidos a álcool, gás e gasolina que forem detectados como poluidores por equipamento de sensoriamento remoto. O sistema está monitorando a frota nas ruas da cidade, desde novembro. A fiscalização caberá aos órgãos competentes vinculados à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A inspeção veicular já existe em 50 países.

O veiculo tem 90 dias, a contar da data limite do licenciamento de seu veículo, para realizar sua inspeção, conforme calendário abaixo:

Caminhões

Final de placa – data limite do licenciamento – data limite da inspeção

1 e 2 – 30/09 – 29/12
3, 4 e 5 – 31/10 – 29/01
6, 7 e 8 – 30/11 – 28/02
9 e 0 – 31/12 – 30/03

Demais veículos

Final de placa – data limite do licenciamento – data limite da inspeção

1 – 30/04 – 29/07
2 – 31/05 – 29/08
3 – 30/06 – 28/09
4 – 31/07 – 29/10
5 e 6 – 31/08 – 29/11
7 – 30/09 – 29/12
8 – 31/10 – 28/02
9 – 30/11 – 28/02
0 – 31/12 – 30/03


collections
Galeria de imagens