Secretaria Especial de Comunicação
Planetário sediará palestra sobre Lixo Espacial
Não é somente com o lixo que está sobre o Planeta Terra que o homem deve se preocupar atualmente. Além de todo o lixo que é produzido aqui na Terra o ser humano também está conseguindo poluir o espaço.
É o chamado lixo espacial. Trata-se de toneladas de pedaços de satélites, naves, estágios de foguetes e outras coisas que as missões espaciais americanas e russas deixaram no espaço.
São quase 6 mil artefatos que sobrevoam o planeta. Destes, apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre.
Assim, este tema será abordado dentro da proposta "Encontros no Parque Ibirapuera - Semeando idéias para as mudanças", um programa de Educação Ambiental que já começou a promover uma série de ações como palestras, oficinas e visitas à aterros com o objetivo de desenvolver um trabalho de sensibilização junto aos funcionários das unidades do Parque Ibirapuera quanto aos temas sócio-ambientais do nosso cotidiano dentro e fora do ambiente de trabalho, como o consumo responsável e a efetivação da coleta seletiva.
A palestra acontecerá dia 16 de maio, sexta-feira, às 9h e 14h, gratuitamente, sendo necessário chegar ao local com 15 minutos de antecedência. Nesta ocasião o evento será aberto também ao público que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto.
O palestrante será o Prof. Dr. Paulo Henrique Azevedo Sobreira, mestre e doutor em Ciências, consultor e parecerista sobre ensino de Geografia e Astronomia e Professor Adjunto do Planetário de Goiânia, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás.
Este trabalho conta com a iniciativa de representantes de algumas instituições instaladas dentro do espaço do Parque, como a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), Administração do Parque, Supervisão de Educação Ambiental, Herbário, Escola de Jardinagem, DEPAVE 2, Guarda Civil Metropolitana, MAM e Planetários de São Paulo. Vale ressaltar que o Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública, já é uma realidade em todas as unidades e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.
Outras informações sobre os "Encontros no Parque Ibirapuera - Semeando idéias para as mudanças" pelo telefone 11 5572-1004.
Confira alguns dos tópicos abordados na palestra
- O que é o lixo espacial;
- Características dos componentes do lixo espacial;
- Dimensões e quantidades dos componentes satelitizados;
- Monitoramento das órbitas dos componentes satelitizados;
- Distribuição espacial desse lixo em torno da Terra em órbitas baixa, média, alta e geoestacionária;
- Variação da quantidade de lixo espacial ao longo do tempo;
- Danificações em ônibus espaciais, cápsulas e telescópio Hubble causadas pelo lixo espacial
- Reentrada atmosférica de lixo espacial;
- Coleta e resgate de componentes desse lixo na superfície terrestre;
- Lixo espacial no Sistema Solar.
Serviço
Palestra sobre lixo espacial
Data: 16 de maio, sexta-feira
Horário: às 9h e às 14h, chegar com 15 minutos de antecedência.
Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini (do Ibirapuera) Endereço: avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10 (entrada para pedestres) ou portão 3 (entrada para estacionamento) - Pq. do Ibirapuera/SP
Gratuito.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk