Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 20 de Maio de 2008 | Horário: 09:00
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Etanol é tema de encontro que debate fontes limpas de energia

A 7ª Conferência Mundial de Produção Mias limpa, que será realizada no da 21 de maio, debaterá com a iniciativa privada, administração pública, terceiro setor, imprensa e sociedade civil o uso do etanol como combustível limpo e renovável.

Nunca se falou tanto em fontes renováveis de energia quanto agora. O etanol, uma das opções mais cotadas para substituir a gasolina, é tema da 7ª Conferência Mundial de Produção Mais Limpa, que será realizada em São Paulo no dia 21 de maio.

Com o tema "O etanol e a cidade de São Paulo: suas perspectivas e oportunidades", o encontro debaterá com a iniciativa privada, administração pública, terceiro setor, imprensa e sociedade civil as experiências e práticas de produção mais limpa.

Serão apresentados, a partir das vertentes ambientais, econômicas e sociais, pontos de vista sobre a produção e o uso do etanol como combustível limpo e renovável.

Para José Roberto Moreira, presidente do Conselho Gerenciador do Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), participante da vertente econômica na conferência, um combustível limpo e renovável, por exemplo, é o álcool aditivado num motor a diesel. Ele é 95% álcool hidratado (álcool da bomba) e 5% aditivo. "O segredo dessa operação é o aditivo, porque álcool puro não consegue funcionar num motor diesel", explica Moreira.

A Cidade já ultrapassou a marca de 6 milhões de veículos, o que contribui sensivelmente para o aquecimento global. Estima-se que a emissão de monóxido de carbono dos carros seja de 70,6 mil toneladas ao ano só na capital.

Atualmente os motores dos carros brasileiros novos são do tipo flex, motores movidos a álcool ou a gasolina. Já a maioria dos motores dos carros europeus é movida a diesel, uma vez que o motor a diesel é mais eficiente. Segundo o presidente do Cenbio, "nosso hábito está ligado ao litro de combustível. Um litro de gasolina pesa 740 gramas e o litro de diesel, 860 gramas. Você paga por litro, mas leva muito mais quando é diesel do que quando é gasolina".

A idéia de usar álcool em motores de ônibus não é nova no Brasil. Na década de 1980 o álcool era misturado a um elemento químico chamado dnteg. O problema dessa mistura era o alto nível de poluentes emitidos e, por isso, logo saiu de uso. Já o etanol reduz até 90% a emissão de material particulado lançado na atmosfera.

A Suécia usa há mais de 16 anos o álcool aditivado nos motores a diesel de seus ônibus, mesmo quando ainda não compensava financeiramente investir no campo ambiental. A Cidade de São Paulo testa, desde o fim do ano passado, na linha Jabaquara-São Mateus, um ônibus movido com esse tipo de combustível.

O evento, organizado pela Câmara Municipal e pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, contará com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco), Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Sistema Metropolitano de Transporte (Metra), entre outros. O encontro ainda terá nomes como Paulo Saldiva e Alfred Szwarc na vertente ambiental, além de Carlos Eduardo Fredo e Maria Luiza Barbosa na vertente social dos debates.

Serviço

7ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa
Data:
21/05
Horário: das 8h às 16h
Local: avenida Olavo Fontoura nº 1.209 - Grande Auditório - Anhembi - portão 34
Informações: 3396-4405


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