Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 27 de Maio de 2008 | Horário: 16:40
Compartilhe:

Prefeito e governador anunciam novo Parque Esportivo do Trabalhador

Os 286 mil metros quadrados do Parque Esportivo do Trabalhador (antigo Ceret) serão administrados pelo município, segundo prevê o convênio de transferência assinado pelo governador e pelo prefeito nesta terça-feira (27/05).
O prefeito de São Paulo e o governador do Estado, José Serra, assinaram nesta terça-feira (27/05) convênio que transfere área de 286 mil metros quadrados do Estado para o Município, e cria na Zona Leste o Parque Esportivo do Trabalhador, o maior complexo esportivo sob administração da cidade.

"Será um dos grandes parques da Prefeitura, um equipamento referência de São Paulo", afirmou o prefeito. O novo parque fica no Jardim Anália Franco, no Tatuapé (Zona Leste).

O local abrigava o Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador (Ceret), e o uso do espaço era restrito a pessoas sindicalizadas ou que pagavam mensalidades. O local sofria de má administração. Com a transferência da área para o município, o parque será integralmente aberto à população.

"Eu agradeço ao governador José Serra por dar oportunidade de fazer desse equipamento uma área pública com 'P' maiúsculo, para ser aproveitada por milhares de pessoas", acrescentou o prefeito. Para o governador, "a Prefeitura poderá administrar o parque com eficiência e abri-lo para o uso de todos". O governador anunciou investimentos com a Prefeitura para transformar a área "em um parque esportivo formidável".

Agora, o Parque Esportivo do Trabalhador é a sexta maior área arborizada da cidade. Tem mais que o dobro da área do Parque da Aclimação (118 mil metros quadrados). Possui uma das maiores piscinas da América Latina, ginásio, quadras poliesportivas e extensa área verde.

Dispõe de pistas de corrida e trilha para caminhada. A entrada será livre, sem matrículas ou mensalidades. Quatro novas portarias serão construídas.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) irá propor a criação de um Conselho de Usuários para colaborar com a nova administração. "Faremos um período de transição com gestão compartilhada até o final do ano, quando teremos dotação orçamentária própria", explicou o secretário municipal de Esportes.

A transformação da área em parque municipal foi possível graças a representação do Estado junto ao Ministério Público. Integrantes do antigo Conselho de Administração do Ceret foram acusados de efetuar cobranças irregulares de estacionamento, contratação indevida de pessoal, uso de área para "bota-fora" de entulho de construtoras e fracionamento de despesas para evitar licitações.

História

Inaugurado em 1975, o Ceret contava com um conselho com maioria composta por sindicalistas. Eles renunciaram aos cargos e o Estado passou a gerir a área, que agora passa para administração da Prefeitura.


collections
Galeria de imagens