Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 30 de Maio de 2008 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Mutirão vai agilizar atendimentos na rede hospitalar

A partir deste sábado (31/05), a rede hospitalar da Prefeitura passará a oferecer pelo menos mais 2 mil procedimentos todos os meses, entre consultas, exames e cirurgias. Este é o principal objetivo do Mutirão Permanente de Especialidades que será realizado em cinco centros de atendimento da Capital.
A partir deste sábado (31/05), a rede hospitalar da Prefeitura passará a oferecer pelo menos mais 2 mil procedimentos todos os meses, entre consultas, exames e cirurgias. Este é o principal objetivo do Mutirão Permanente de Especialidades que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) organizou e será realizado em cinco centros de atendimento da Capital.

Com o acolhimento de pacientes em fins de semana e horários noturnos, a expectativa é reduzir o tempo de espera dos usuários para avaliação clínica e cirúrgica, sobretudo em áreas como ortopedia, cirurgia geral, radiologia, urologia, ginecologia, bucomaxilofacial, cardiologia, cirurgia plástica e cirurgia infantil.

Durante o mutirão, a população atendida contará com assistência integral, que inclui a realização dos exames solicitados (de média e alta complexidade), entrega de medicamentos e encaminhamento para internação, se houver necessidade.

Os principais beneficiados serão os usuários da rede de atenção básica de saúde, que inclui os serviços prestados pelas UBS e AMAs. "Este projeto reforça a preocupação da Prefeitura em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. Para tanto, otimizaremos o uso de nossos recursos humanos e físicos. Assim, a estrutura da rede pública do município estará completamente a serviço de quem precisa de assistência", salienta o secretário municipal da Saúde.

A primeira etapa do Mutirão Permanente incluirá atendimento nos Hospitais do Tatuapé (Dr. Cármino Cariccio) e de Pirituba (Dr. José Soares Hungria). Nos mês de junho, a ação passará a contar com consultas e exames realizados no Hospital Vila Nhocuné (Waldomiro de Paula). Em julho, integrará o esforço o Hospital Campo Limpo (Dr. Fernando Mauro Pires Rocha) e em agosto o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

Atualmente, em todas essas unidades o acolhimento ambulatorial dos pacientes encaminhados pela rede básica é feito de segunda a sexta-feira. Para contar com o acolhimento nos hospitais dentro do Mutirão, o paciente deverá ter seu atendimento agendado previamente pela UBS onde faz tratamento.

Com a atuação dos profissionais da Prefeitura nos horários alternativos, em cada hospital serão oferecidos pelo menos 400 novos tipos de procedimento, entre consultas, exames e cirurgias. Para atingir esta meta mensal, o mutirão envolverá dezenas de profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, técnicos e pessoal administrativo e de apoio.

Para o coordenador da Gerência Hospitalar da rede municipal, com o mutirão será possível melhorar a integração entre os postos da rede de atenção básica de saúde (UBSs e AMAs) e a assistência hospitalar. "Essa sinergia contribuirá para o aperfeiçoamento do atendimento oferecido pelos serviços públicos do Município, tornando-os mais eficientes e resolutivos nas diversas especialidades clínicas e cirúrgicas", acrescentou.

O coordenador do mutirão, Júlio Máximo, faz um alerta aos pacientes: aqueles que tiverem consultas, exames e cirurgias agendados devem fazer um esforço para comparecer aos hospitais nos horários indicados. "A falta compromete o empenho das equipes e impede que outros usuários possam ser beneficiados".


collections
Galeria de imagens