Secretaria Especial de Comunicação
Programa estimula acesso da população à medicina alternativa
O acesso à acupuntura, homeopatia, massoterapia, ioga, lian gong e outras práticas consideradas alternativas pela medicina ficará mais fácil na rede pública de saúde de São Paulo.
O prefeito de São Paulo assinou dois decretos, publicados no Diário Oficial da Cidade da última quinta-feira, dia 12, que contribuem para o fortalecimento de estratégias já desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
As regras serão operacionalizadas sob a orientação de especialistas da Coordenação de Desenvolvimento de Políticas e Programas de Saúde e Atenção Básica.
Um dos decretos cria o Programa Qualidade de Vida com Medicinas Alternativas e Práticas Integrativas em Saúde, que possibilitará à SMS firmar parcerias com outras instituições públicas e privadas para levar as ações a escolas, clubes, associações e praças.
O segundo regulamenta a instalação e o uso de espaços nas unidades da rede de assistência para a realização de atividades físicas e de orientação junto à comunidade. Isso significa que a SMS aperfeiçoará a oferta de estrutura necessária para as ações de promoção do bem-estar e de adoção de comportamentos saudáveis.
A inserção da chamada Medicina Alternativa na rede pública de serviços de saúde tem sido realizada ao longo desta gestão. Atualmente, na rede municipal de saúde já existem atividades como as práticas corporais e meditativas, homeopatia, acupuntura, fitoterapia, capoeira e danças circulares.
A decisão da SMS de oferecer esse serviço à população vem como resposta às exigências da vida moderna, que, com características como o sedentarismo e a má alimentação, pode facilitar o aparecimento de graves problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
As práticas corporais já foram inseridas em mais de 70% das 700 unidades municipais de saúde, que incluem Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios de especialidades, hospitais e outros centros especializados de atendimento. Além disso, a equipe da SMS tem levado essas práticas a 58 parques e 16 espaços comunitários, com o envolvimento direto de 550 profissionais da saúde.
De acordo com a Área Técnica de Medicinas Tradicionais e Práticas Complementares em Saúde da Secretaria, na rede de assistência da Prefeitura há um esforço para promover hábitos saudáveis de vida, incluindo a adoção de uma alimentação equilibrada e atividades esportivas no dia-a-dia das pessoas.
Um levantamento informal aponta que entre as terapias mais procuradas pela população que buscam acesso a esse tipo de serviço estão a acupuntura, com 4.875 atendimentos em 56 unidades de saúde, e a homeopatia, com 2.152 atendimentos contabilizados em 24 unidades.
Para a SMS, a adesão a essas atividades funciona como forma de prevenção e cura de doenças e também desperta nos grupos a responsabilidade individual no cuidado à saúde, os valores de cultura da paz e os laços de cooperação entre os participantes.
"Relaxar, praticar exercícios e, conseqüentemente, cuidar da saúde e bem-estar são técnicas que ajudam na melhora da qualidade de vida da população e na prevenção de várias doenças", explica Tazue Hara Branquinho, responsável pela Área Técnica de Medicinas Tradicionais e Práticas Complementares.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk