Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 16 de Junho de 2008 | Horário: 17:56
Compartilhe:

Inaugurado o Centro Dia para Promoção do Envelhecimento Saudável

O Centro irá oferecer palestras, atendimento psicológico, educação ambiental, exercícios físicos, tai chi chuan, meditação, fisioterapia e oficinas de memória. O CEDIPES poderá atender até 300 idosos por dia.
O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta segunda-feira (16/06) Centro Dia para Promoção do Envelhecimento Saudável (Cedipes). O equipamento fica em Pinheiros (Zona Oeste), região que abriga mais de 50 mil idosos. Prestará serviços de saúde e atendimentos preventivos, e funcionará graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

O Centro Dia para Promoção do Envelhecimento Saudável está instalado em imóvel da Subprefeitura de Pinheiros, totalmente reformado para abrigar o novo espaço. As atividades serão direcionadas a pessoas com mais de 60 anos.

Haverá palestras, atendimento psicológico, educação ambiental, exercícios físicos, tai chi chuan, meditação, fisioterapia e oficinas de memória. O Cedipes poderá atender até 300 idosos por dia.

O prefeito disse que os idosos vão encontrar ambiente acolhedor, com padrão USP de qualidade. "Há uma preocupação forte da nossa administração com a qualidade de vida das pessoas da melhor idade, que precisam ter a oportunidade de ter acesso a serviços de saúde", afirmou.

O diretor da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, Marcos Boulos, enalteceu a parceria e defendeu o cuidado com a saúde do idoso. Observou que há muito tempo a cidade precisava dos serviços de um Centro Dia.

"São Paulo tem uma deficiência no atendimento para pessoas da terceira idade, inclusive em razão do aumento da expectativa de vida do brasileiro. As pessoas estão vivendo mais, mas as redes públicas de saúde não estão preparadas para isso", ressaltou Boulos. Ele destacou a importância de se disseminar projetos como o do Cedipes em todo o país.

O subprefeito de Pinheiros explicou que o objetivo do Cedipes não é apenas o de ser um local para os idosos passarem tempo, mas um centro para que participem de toda uma programação, com vistas a proporcionar qualidade de vida e saúde.

O Cedipes funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Cerro Corá, 1.203. As atividades são gratuitas. Para participar é preciso se cadastrar no local.


collections
Galeria de imagens