Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 17 de Junho de 2008 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Luminárias da Liberdade em homenagem aos 100 anos da imigração

Em comemoração aos Centenário da Imigração Japonesa, 432 postes de iluminação estão sendo substituídos. Cerca de 1.300 luminárias foram trocadas e todas as cangas arrumadas. O investimento na revitalização da região foi de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

Em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) instala nova iluminação com as tradicionais luminárias em estilo oriental no bairro da Liberdade.

Estão sendo substituídos 432 postes por outros mais resistentes, as cangas foram reformadas e 1.300 luminárias substituídas, pois as que estavam instaladas se encontravam impregnadas de muita sujeira de difícil remoção.

As lâmpadas são as de vapor metálico (brancas) que realçam as cores dos postes e cangas, pintados em vermelho, e das luminárias brancas. O investimento é de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

As primeiras luminárias, mais conhecidas como suzuranto, foram instaladas em algumas vias do bairro da Liberdade na década de 1970.

As peças, que anteriormente eram de vidro, foram substituídas pelas de polietileno, mais resistentes, que deverão ser mantidas. No ano de 1974 foi concluída a primeira etapa da transformação da Liberdade em Bairro Oriental e de lá para cá o local foi ganhando feições diferentes.

O bairro da Liberdade hoje é um dos pontos turísticos mais instigantes da Capital, onde a cultural oriental se encontra presente em cada esquina, seja nos restaurantes, cinemas e nas lojas de presentes, seja na hospitalidade da comunidade.

Atualmente, se tornou um centro de referência cultural, com a presença cada vez maior de outros povos do Oriente, como chineses e coreanos.


collections
Galeria de imagens