Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 19 de Junho de 2008 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Prefeito vistoria obra que elimina passagem sobre trilhos

As obras do Complexo Viário do Jaraguá, que fará a ligação, por viadutos, da estrada de Taipas com a avenida Doutor Felipe Pinel é uma reivindicação de mais de 30 anos da população local. A travessia sobre os trilhos da CPTM será feita por dois viadutos de 154 metros com duas faixas de tráfego por sentido.
O prefeito de São Paulo vistoriou na última quarta-feira (18/06) as obras do Complexo Viário do Jaraguá, que fará a ligação, por viadutos, da estrada de Taipas com a avenida Doutor Felipe Pinel e eliminará a ligação atual, em nível com a linha de trem. As obras atendem reivindicação de mais de 30 anos da população local.

A travessia sobre os trilhos da CPTM será feita por dois viadutos de 154 metros entre a estrada de Taipas e a avenida Doutor Felipe Pinel, com duas faixas de tráfego por sentido.

O prefeito afirmou que os viadutos não só melhorarão o trânsito, como também a segurança dos pedestres. "Esta é uma das obras mais importantes da região e uma aspiração antiga da comunidade. Teremos até outubro a entrega dessas obras", declarou o prefeito.

Hoje a travessia é feita em nível sobre os trilhos de trem da linha A da CPTM - a única existente da Cidade. A cada trem que passa, o caminho é bloqueado a pedestres e veículos, o que gera congestionamentos. No horário de pico, o engarrafamento ultrapassa quatro quilômetros. Além disso, com pressa, muitos pedestres ultrapassam os bloqueios, correndo risco de atropelamento pelos trens.

No momento, a obra está com todos seus oito pilares erguidos e a concretagem dos dois lados do viaduto quase concluída. Falta realizar a junção dos viadutos com o solo e completar o vão. As duas metades dos viadutos não foram ainda entregues porque os cabos de alta tensão da Estação Jaraguá impediam o serviço. A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) ergueu novos pilares para os cabos, que serão remanejados até o fim do mês.

O Secretário de Infra-Estrutura Urbana e Obras disse que a região passará por mais intervenções viárias após a entrega do Complexo. "Nós faremos uma revisão nas ruas do entorno. Concentramos a primeira parte da obra nessa ligação viária, mas estamos fazendo um projeto de revisão de todas as ruas do bairro, de forma a ter um viário mais adequado", afirmou.

As modificações, que incluem o alargamento de ruas e a abertura de novas vias, se fazem necessárias, segundo o secretário, para acomodar o fluxo de veículos que tende a aumentar após a inauguração dos viadutos.

As obras começaram em abril de 2007 e deverão ser entregues ainda em 2008. De 40 moradias previstas para desapropriação, 28 já tiveram o processo concluído. A Prefeitura investe R$ 14,6 milhões em valores atualizados para reverter os transtornos no trânsito da região.

Além da construção do viaduto, a Siurb executou a canalização de 153 metros em galeria aberta do córrego existente (conhecido como córrego da avenida Felipe Pinel). Está em andamento a construção da galeria fechada, sendo que, de um total de 113 metros, 84 estão concluídos. Também foram concluídas 11 bocas-de-lobo.


collections
Galeria de imagens