Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 25 de Junho de 2008 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Programa de microcrédito gera renda para empreendedores

O “São Paulo Confia” oferece empréstimos a pessoas de baixa renda que não conseguem acesso a financiamentos no sistema bancário tradicional. Os créditos são oferecidos para grupos solidários de quatro a sete empreendedores. O programa já atendeu mais de 19 mil pessoas.
O sonho de muitos brasileiros é montar ou ampliar o seu negócio para gerar a própria renda. A intenção de quem procura esse caminho é fugir do patrão e da chatice de bater cartão. Paulistanos que partiram para o empreendedorismo estão realizando esse sonho por meio do programa de microcrédito da Secretaria Municipal do Trabalho, o São Paulo Confia, que oferece empréstimos a pessoas de baixa renda que não conseguem acesso a financiamentos no sistema bancário tradicional por terem restrições cadastrais (inscrição no SPC/Serasa).

Em apenas seis meses a pequena empreendedora Francisca Ribeiro de Souza começou a realizar seu sonho. Com investimentos da São Paulo Confia ela conseguiu dar um grande salto com sua fábrica de salgados. Moradora do Itaim Paulista, na Zona Leste da Cidade, ela aumentou sua produção quase 1.000%. "Antes eu produzia em média 1.500 salgados por mês, agora são quase 15.000", fala, com entusiasmo. Ela conheceu o programa por meio de um agente de crédito, que lhe entregou um panfleto. Após a explicação do agente, Francisca decidiu visitar e conhecer a unidade São Paulo Confia do Jardim Helena. A partir de então, deu início aos investimentos no "Quidelícia Doces e Salgados", loja que mantém a pleno vapor.

Além do sucesso do empreendimento, Francisca formalizou o negócio e virou patroa. Já tem três funcionários com carteira assinada. "Pretendo continuar neste caminho e expandir cada vez mais minha fábrica", declara, cheia de entusiasmo.

Para outra beneficiada da São Paulo Confia, Simone Aparecida Silva, a história não é diferente. Em um ano ela fez cinco empréstimos e hoje mantém sete funcionários contratados formalmente. A sala de sua casa transformou-se em escritório de vendas. Seu ramo de atuação é a revenda de papel higiênico para empresas. "No início eu vendia 300 fardos. Com os empréstimos consegui aumentar em cinco vezes minhas vendas iniciais. Agora, quero atingir o meu sonho: trabalhar com o meu próprio estoque. Tenho certeza que se eu souber investir corretamente o dinheiro do programa vou alcançar meu objetivo", conta.

Foi por meio de uma amiga que Simone teve conhecimento do programa de microcrédito. Após muita insistência de Ivete, a amiga empreendedora, Simone foi até a unidade Guaianases, inscreveu-se e conseguiu o primeiro empréstimo. Hoje, "a santa amiga" trabalha com Simone, além de ser uma das integrantes do grupo solidário de pequenos empreendedores que são clientes da São Paulo Confia.

Os créditos da São Paulo Confia são oferecidos para grupos solidários de quatro a sete empreendedores. O programa já atendeu mais de 19.700 mil pessoas, emprestou mais de R$ 78 milhões e realizou cerca de 74 mil operações de crédito. Desde sua criação houve um aumento de mais de 2.500% em empréstimos com uma taxa de inadimplência de 2%.


collections
Galeria de imagens