Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 27 de Junho de 2008 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Sapopemba recebe o 12º CEU da cidade

O CEU Sapopemba, que fica no Jardim Sapopemba, tem capacidade para atender 2.626 alunos. Com 10,5 m² de área construída, a unidade funciona desde o início do ano. O novo CEU eliminou o terceiro turno de duas escolas da região.

A Prefeitura de São Paulo entrega neste sábado (28/06), mais um Centro Educacional Unificado (CEU) na Zona Leste da Cidade. É o CEU Sapopemba, que fica na rua Manoel Quirino de Matos, s/nº, no Jardim Sapopemba. Este é o 12º complexo escolar entregue oficialmente pela atual administração e o quinto escolão da região leste.

Os outros quatro foram os CEUs Água Azul, em Cidade Tiradentes; Azul da Cor do Mar, em Itaquera; Quinta do Sol, em Vila Císper; e Lajeado, em Guaianases. A meta da Prefeitura é concluir a construção de 25 CEUs na Cidade até o fim do ano.

Distribuído em 10,5 mil m² de área construída, o Bloco Didático do CEU Sapopemba já está em funcionamento desde o início do ano. Sua capacidade de atendimento é de 2.626 alunos.

"Priorizamos o funcionamento e a construção das escolas, que são o coração do CEU. Ao mesmo tempo, com os devidos cuidados, prosseguiram as obras do Bloco Esportivo e Cultural (BEC). Foi possível, assim, garantir um bom atendimento aos jovens e às crianças dessa comunidade", destaca o secretário municipal de Educação.

No Bloco Didático estão localizados o Centro de Educação Infantil (CEI), com oito salas de aula, onde 160 crianças são atendidas em período integral; a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), com oito salas, nas quais 403 alunos estudam em dois turnos; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), com 755 jovens e adultos que ocupam 18 salas, em dois turnos diurnos, mais o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

O Bloco Didático possui também laboratório de ciências, informática e uma sala de leitura. Os professores contam ainda com um espaço extra para as atividades com os alunos nos solários construídos no piso térreo.

Com a abertura do CEU Sapopemba foi possível eliminar o terceiro turno diurno, das 11h às 15h, em duas escolas da região: a EMEI Vicente de Carvalho e a EMEF Olival Costa. Além disso, a comunidade local poderá desfrutar de toda a estrutura do Bloco Esportivo e Cultural também nos fins de semana.

No BEC foram construídas duas piscinas - uma semi-olímpica e outra recreativa - e uma quadra poliesportiva coberta, com piso flexível flutuante, revestido de isopor entre barrotes de madeira, o que causa o efeito amortecedor. Segundo Valdecir Guerra Lopes, um dos engenheiros responsáveis pela obra, a técnica é usada em quadras oficiais para minimizar o esforço dos músculos durante a prática de esportes. O BEC conta também com uma quadra externa, vestiários, áreas para recreação e teatro com palco semi-arena, com capacidade para 200 pessoas.

De acordo com Lopes, as áreas externas do CEU foram pavimentadas com blocos de concreto intertravado permeáveis, que favorecem a absorção das águas da chuva. Além disso, a totalidade das áreas possibilitam a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Toda a estrutura do CEU foi construída de acordo com as normas do programa de acessibilidade, com rampas, corrimãos, elevadores, banheiros específicos e sinalização de piso tátil.

O CEU Sapopemba ainda possui um bloco administrativo e o quinto bloco, onde estão instalados o refeitório, a biblioteca e o Telecentro.

Para a assistente de direção da EMEF do CEU Sapopemba, Fátima Palma, a chegada do complexo escolar foi uma grande conquista da comunidade. "Onde hoje está o CEU era um campo de futebol utilizado apenas por homens, agora há um grande ganho educacional, cultural e de lazer, porque os idosos, jovens e crianças farão uso do nosso equipamento", explicou a professora, que há mais de 20 anos trabalha na comunidade.

São Paulo ganha o 247º Telecentro

No sábado também será inaugurado o 247º Telecentro da Capital. Gratuitamente, os moradores poderão participar dos cursos e atividades desenvolvidos no novo espaço destinado à inclusão digital.

O Telecentro Sapopemba disponibilizará aos cadastrados 20 computadores e uma impressora, além de uma equipe treinada para atender e instruir os usuários. O equipamento tem capacidade para atender 220 pessoas diariamente, entre as 9h e 20h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h, aos sábados e domingos. Para se cadastrar basta levar o RG. O cadastro dá direito a usar qualquer unidade dos Telecentros da Capital.

Segundo o secretário de Participação e Parceria, os Telecentros instalados em CEUS ampliam a rede de inclusão digital, que hoje já conta com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados. "Nossa meta é chegar à marca de 300 unidades de Telecentros até o fim do ano na Capital", diz o secretário.


collections
Galeria de imagens