Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 4 de Outubro de 2008 | Horário: 09:10
Compartilhe:

Livro lançado pelo CCSP e pela Imprensa Oficial ganha prêmio Jabuti

''Noticiario Geral da Photografia Paulistana: 1839 – 1900'', lançado em parceria pelo Centro Cultural São Paulo e pela Imprensa Oficial do Estado vence prêmio Jabuti.
O livro Noticiario Geral da Photografia Paulistana: 1839-1900, lançado janeiro de 2007, conquistou o prêmio Jabuti, na categoria Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicações e Artes. A cerimônia de entrega será na Sala São Paulo em 31 de outubro.

Realizada a partir de imagens compiladas do acervo do Museu Paulista, a obra é uma edição conjunta do Centro Cultural São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e traz um panorama das artes gráficas e da fotografia do século 19, a partir do olhar dos arquitetos Paulo Cezar Alves Goulart e Ricardo Mendes.

A publicação apresenta modelos de anúncios de fotógrafos e comerciantes de fotos publicados em revistas e jornais paulistanos de 1839 a 1900, escolhidos a partir de um minucioso levantamento realizado por Goulart, e agrega a interpretação do especialista em história da fotografia, Ricardo Mendes, que expõe a relação dos profissionais com a fotografia no período abordando, por exemplo, o uso das estratégias de marketing para estimular os negócios.

O livro não se detém apenas nos usos privados da fotografia. Os pesquisadores conseguem extrair das fontes consultadas dados sobre a difusão da imagem técnica na sociedade paulistana ao analisarem os usos políticos, científicos e pragmáticos da fotografia.

Noticiario Geral de Photographia Paulistana: 1839-1900 propõe um olhar sobre o desenvolvimento do setor na cidade de São Paulo, registra os profissionais de diversas procedências e atesta a importância da fotografia na sociedade do século XIX. Um ensaio rigoroso, ressaltando a importância da imprensa local como fonte de pesquisa.



collections
Galeria de imagens