Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008 | Horário: 16:46
Compartilhe:

Galeria Olido traz fotos de Becherini

Cerca de 40 imagens selecionadas pelo curador Rubens Fernandes Júnior a partir do acervo do fotógrafo pertencente à Secretaria Municipal de Cultura compõem exposição
Na próxima sexta-feira (14/11), às 19h, a Galeria Olido inaugura a exposição Aurélio Becherini, com a curadoria do professor Rubens Fernandes Júnior. O trabalho dá continuidade à proposta de difusão da coleção de imagens da Seção Acervo de Negativos do Departamento do Patrimônio Histórico iniciada em 2007, com a publicação do livro BJ Duarte: Caçador de imagens.

No início da década de 1920, o fotógrafo Aurélio Becherini foi contratado pelo então prefeito da cidade de São Paulo, Washington Luís, para desenvolver um livro intitulado Álbum comparativo da cidade de São Paulo, em que ele se empenhou em registrar a transformação da cidade que saía do período colonial rumo à modernidade.

Antes de iniciar esse trabalho para a Prefeitura, Becherini ficou conhecido como o primeiro repórter-fotográfico de que se tem notícia na capital. Seus registros foram publicados principalmente no jornal O Estado de S. Paulo. E em razão dessa experiência, ele imprimiu um olhar jornalístico em toda sua obra futura.

A mostra reúne cerca de 40 imagens de Becherini que integram o acervo do fotógrafo – composto de mais de 350 imagens – adquirido pela Prefeitura e organizado por Benedito Junqueira Duarte quando titular da Divisão de Iconografia do recém-criado Departamento de Cultura, dirigido por Mário de Andrade.

Serviço

Aurélio Becherini: São Paulo em transição
Data: de 14 a 30/11
Horários: de terça a sábado, das 12h às 21h30, domingo das 12 às 20h
Curadoria: Rubens Fernandes Júnior. Local: Galeria Olido
Endereço: avenida São João, 473, Centro.
Grátis


collections
Galeria de imagens