Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2008 | Horário: 18:44
Compartilhe:

Prefeitura celebra contrato para implantar nova Central de Telecomunicações da GCM

O serviço, nos moldes da Polícia Militar de São Paulo, deverá operar a partir do mês de maio de 2009. O prefeito autorizou a assinatura do contrato nesta terça-feira (23/12).
O prefeito de São Paulo autorizou nesta terça-feira (23/12) a assinatura do contrato entre a Coordenadoria de Segurança Urbana e a Motorola para implantação da Central de Telecomunicações da Guarda Civil Metropolitana (CGM). O serviço, nos moldes da Polícia Militar de São Paulo, deverá operar a partir do mês de maio de 2009.

A Motorola foi a empresa vencedora da licitação no valor de R$ 18,9 milhões e fará a instalação do sistema de comunicação para unificar todas as unidades da GCM, bem como agilizar e facilitar o contato com a central da PM, e com a comunidade. O novo sistema de comunicação por voz e dados terá dois mil terminais de rádio, central de monitoramento com 234 câmeras e serviço telefônico com possibilidade de 26 atendimentos simultâneos.

"A partir de hoje a Guarda Civil Metropolitana vai trabalhar com mais equipamentos, com nova tecnologia e integrada com a Polícia Militar, para dar mais agilidade às ações de segurança na cidade", disse o prefeito. O prefeito destacou que pelo telefone 153 a população terá um canal melhorado para acesso à segurança no que se refere às ações de responsabilidade da GCM.

O objetivo desta parceria é centralizar a comunicação da Guarda Civil Metropolitana, nos moldes do que ocorre com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) utiliza os mais modernos meios de tecnologia para telecomunicação digital, e o intuito é que seja feito o mesmo para a Guarda Civil Metropolitana.

O sistema deverá entrar em operação no prazo de 150 dias. A GCM será a primeira Guarda do Brasil a ter esse tipo de tecnologia para segurança. O novo sistema da Central de Telecomunicações terá padrão digital, com maior alcance, melhor qualidade de sinal e total inviolabilidade.

O sistema é inspirado no padrão norte-americano de comunicação policial, APCO 25. O convênio prevê, ainda, o compartilhamento dos sites para colocação das antenas de sinal de rádio, a integração entre as centrais de telecomunicação da PM e da GCM, o uso conjunto do Programa SIOM 3 Corporativo da PM e o compartilhamento das imagens captadas pelo vídeo-monitoramento de ambas centrais.

De acordo com o secretário do Gabinete de Segurança Urbana, o serviço deverá recepcionar também as chamadas direcionadas para o atendimento de assistência social, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e até algumas ações do Serviço Funerário. "O 153 tem, também, a exemplo do 190, o propósito de receber as denúncias e demandas de atribuição da Guarda Civil, como pichações, problemas nos parques, escolas, comércio ambulante, entre outros".

Esta é a conclusão de mais uma etapa do convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em março de 2006 para a implantação da Central de Telecomunicações da GCM e a integração da comunicação com a PM.


collections
Galeria de imagens