Secretaria Especial de Comunicação
Nova Avanhandava, revitalizada, é entregue aos paulistanos
A Nova Avanhandava será entregue aos paulistanos totalmente recuperada e remodelada sob novo projeto urbanístico e paisagístico neste sábado (20/01). A pequena rua é um dos pólos gastronômicos da cidade e também um exemplo de sucesso da parceria do poder público com a iniciativa particular.
Totalmente recuperada e remodelada sob novo projeto urbanístico e paisagístico, a Nova Avanhandava será entregue aos paulistanos neste sábado (20/01). A pequena rua, um dos pólos gastronômicos da cidade, é exemplo de sucesso da parceria do poder público com a iniciativa particular.
A reforma, que custou 1,5 milhão de reais, foi resultado de uma parceria entre a Subprefeitura Sé e a Associação dos Restaurantes da Rua Avanhandava. A Associação contou ainda com o apoio da Visanet.
Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, esta iniciativa contribui muito para o desenvolvimento da região. "O trabalho em conjunto entre governo e iniciativa privada é fundamental para que o Centro passe por uma verdadeira transformação. A Avanhandava é um exemplo do que podemos melhorar unindo forças."
Do custo total das obras, a Prefeitura arcou com 900 mil reais, referentes à parte mais estrutural do empreendimento, como a construção das galerias pluviais e o aterramento dos cabos elétricos.
Os restantes 600 mil reais ficaram por conta da Associação e da Visanet. O valor corresponde a custos com a instalação do piso e das calçadas novas, e do acabamento, como o paisagismo.
Uma rua mais aprazível
Cercada de restaurantes, hotéis e teatros, a Avanhandava é visitada por cerca de 50 mil pessoas - mais de 60% turistas - todos os meses. Agora, a rua está mais acessível a todos. O trecho entre as ruas Martins Fontes e Martinho Prado teve o piso da calçada e da rua trocado por ladrilho intertravado.
Além disso, a reforma da rua foi feita respeitando um novo conceito de amenização do trânsito, o traffic calming. O conceito, bastante difundido na Europa, é um conjunto de medidas que visa a diminuir os acidentes e estragos ambientais provocados pelo fluxo intenso de automóveis.
No caso, a entrada da rua Avanhandava foi reduzida de 38 para seis metros de largura, e a pista foi erguida ao nível da calçada. Com isso, os veículos têm de obrigatoriamente reduzir sua velocidade ao entrar na rua, aumentando a segurança para os pedestres.
Em vários pontos, ainda, o desnível entre a calçada e a rua é mínimo ou inexistente, o que facilita a circulação das pessoas com deficiência visual e dificuldades de locomoção.
Além de tornar-se mais segura, a rua também recebeu um projeto de paisagismo, com direito a fontes e um pórtico de entrada no acesso pela rua Martins Fontes, ficando mais bonita para os visitantes. Houve ainda uma reforma no sistema hidráulico da rua, de forma a permitir melhor escoamento das águas pluviais – não existem mais galerias boca-de-lobo na rua.
A reforma, que custou 1,5 milhão de reais, foi resultado de uma parceria entre a Subprefeitura Sé e a Associação dos Restaurantes da Rua Avanhandava. A Associação contou ainda com o apoio da Visanet.
Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, esta iniciativa contribui muito para o desenvolvimento da região. "O trabalho em conjunto entre governo e iniciativa privada é fundamental para que o Centro passe por uma verdadeira transformação. A Avanhandava é um exemplo do que podemos melhorar unindo forças."
Do custo total das obras, a Prefeitura arcou com 900 mil reais, referentes à parte mais estrutural do empreendimento, como a construção das galerias pluviais e o aterramento dos cabos elétricos.
Os restantes 600 mil reais ficaram por conta da Associação e da Visanet. O valor corresponde a custos com a instalação do piso e das calçadas novas, e do acabamento, como o paisagismo.
Uma rua mais aprazível
Cercada de restaurantes, hotéis e teatros, a Avanhandava é visitada por cerca de 50 mil pessoas - mais de 60% turistas - todos os meses. Agora, a rua está mais acessível a todos. O trecho entre as ruas Martins Fontes e Martinho Prado teve o piso da calçada e da rua trocado por ladrilho intertravado.
Além disso, a reforma da rua foi feita respeitando um novo conceito de amenização do trânsito, o traffic calming. O conceito, bastante difundido na Europa, é um conjunto de medidas que visa a diminuir os acidentes e estragos ambientais provocados pelo fluxo intenso de automóveis.
No caso, a entrada da rua Avanhandava foi reduzida de 38 para seis metros de largura, e a pista foi erguida ao nível da calçada. Com isso, os veículos têm de obrigatoriamente reduzir sua velocidade ao entrar na rua, aumentando a segurança para os pedestres.
Em vários pontos, ainda, o desnível entre a calçada e a rua é mínimo ou inexistente, o que facilita a circulação das pessoas com deficiência visual e dificuldades de locomoção.
Além de tornar-se mais segura, a rua também recebeu um projeto de paisagismo, com direito a fontes e um pórtico de entrada no acesso pela rua Martins Fontes, ficando mais bonita para os visitantes. Houve ainda uma reforma no sistema hidráulico da rua, de forma a permitir melhor escoamento das águas pluviais – não existem mais galerias boca-de-lobo na rua.
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