Secretaria Especial de Comunicação
Expresso Tiradentes melhora transporte em São Mateus
O antigo Fura-fila, com seus 32 quilômetros de extensão, vão revitalizar e trazer segurança às principais vias da região da Subprefeitura de São Mateus.
A implantação do corredor exclusivo de transporte coletivo Expresso Tiradentes promete revitalizar e trazer segurança às principais vias da região de São Mateus. O projeto consiste num corredor de ônibus com 32 quilômetros de extensão – 9km em via exclusiva e 23km em faixa exclusiva à esquerda – , ligando a região central da cidade ao bairro de Cidade Tiradentes por meio de 6 terminais, são eles: Parque Dom Pedro II, Sacomã/ Teotônio Vilela, Vila Prudente, Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes.
Dividido em 5 trechos, o corredor Expresso Tiradentes (Antigo projeto Fura-Fila), tem nos trechos 3, 4 e 5 a região de São Mateus como alvo, uma vez que passa pelas avenidas Sapopemba, Ragueb Chohfi, Estrada do Iguatemi, além da praça Felisberto Fernandes da Silva, que vem gerando divergências de opiniões.
Segundo o Coordenador de Planejamento Urbano da Subprefeitura de São Mateus, Nilson Passos Nogueira, a solução para caos instalado no trânsito dos arredores da praça Felisberto Fernandes da Silva seria a construção de um túnel sob o largo (como é conhecido).
A estética é um ponto alto do projeto, e, a exemplo disso o Expresso Tiradentes trará consigo construções e reformas de terminais (como é o caso de Sapopemba e São Mateus respectivamente), além da criação de canteiros centrais, como no final da Avenida Ragueb Chohfi. A avenida Sapopemba manterá o canteiro central e as 3 faixas por sentido, onde os ônibus passarão a circular pelo lado esquerdo da via, tudo com maior segurança e tecnologia.
Os cerca de 1,5 milhões de passageiros que vão usufruir do mais novo e moderno corredor de ônibus da cidade, (a partir da implantação total, em dezembro de 2008) terão a opção de integração com o metrô (na Estação Dom Pedro II – linha vermelha), além das estações Sacomã e Vila Prudente (à serem implantadas com a extensão da linha verde do metrô), e com a linha D da CPTM, no Ipiranga.
Outro ponto relevante do projeto é o impacto ambiental que o Expresso Tiradentes causará na cidade de São Paulo. Conforme afirmação de engenheiro da Prime (empresa responsável pela construção do corredor), até o final das obras serão plantadas seis mil mudas de árvores – em compensação às retiradas –, além da melhoria da paisagem urbana, qualidade do ar e ruídos, devido aos novos veículos.
Ele afirma que os benefícios em se implantar o corredor são os seguintes: ampliação da oferta e qualidade dos transportes, redução de cerca de setenta minutos no itinerário Cidade Tiradentes – Parque Dom Pedro II, maior possibilidade de integração no transporte público, melhoria do tráfego, alteração de fluxos e redução do risco de acidentes (devido à segurança que denotam os corredores e terminais).
Dividido em 5 trechos, o corredor Expresso Tiradentes (Antigo projeto Fura-Fila), tem nos trechos 3, 4 e 5 a região de São Mateus como alvo, uma vez que passa pelas avenidas Sapopemba, Ragueb Chohfi, Estrada do Iguatemi, além da praça Felisberto Fernandes da Silva, que vem gerando divergências de opiniões.
Segundo o Coordenador de Planejamento Urbano da Subprefeitura de São Mateus, Nilson Passos Nogueira, a solução para caos instalado no trânsito dos arredores da praça Felisberto Fernandes da Silva seria a construção de um túnel sob o largo (como é conhecido).
A estética é um ponto alto do projeto, e, a exemplo disso o Expresso Tiradentes trará consigo construções e reformas de terminais (como é o caso de Sapopemba e São Mateus respectivamente), além da criação de canteiros centrais, como no final da Avenida Ragueb Chohfi. A avenida Sapopemba manterá o canteiro central e as 3 faixas por sentido, onde os ônibus passarão a circular pelo lado esquerdo da via, tudo com maior segurança e tecnologia.
Os cerca de 1,5 milhões de passageiros que vão usufruir do mais novo e moderno corredor de ônibus da cidade, (a partir da implantação total, em dezembro de 2008) terão a opção de integração com o metrô (na Estação Dom Pedro II – linha vermelha), além das estações Sacomã e Vila Prudente (à serem implantadas com a extensão da linha verde do metrô), e com a linha D da CPTM, no Ipiranga.
Outro ponto relevante do projeto é o impacto ambiental que o Expresso Tiradentes causará na cidade de São Paulo. Conforme afirmação de engenheiro da Prime (empresa responsável pela construção do corredor), até o final das obras serão plantadas seis mil mudas de árvores – em compensação às retiradas –, além da melhoria da paisagem urbana, qualidade do ar e ruídos, devido aos novos veículos.
Ele afirma que os benefícios em se implantar o corredor são os seguintes: ampliação da oferta e qualidade dos transportes, redução de cerca de setenta minutos no itinerário Cidade Tiradentes – Parque Dom Pedro II, maior possibilidade de integração no transporte público, melhoria do tráfego, alteração de fluxos e redução do risco de acidentes (devido à segurança que denotam os corredores e terminais).
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