Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 3 de Março de 2007 | Horário: 15:14
Compartilhe:

Prefeito vistoria obras sob a Ponte Santos Dumont

A ponte sofrerá obras de emergência. Isso acarreta no fechamento da pista bairro da avenida Santos Dumont, na esquina com a avenida do Estado. As obras serão executadas pelo governo estadual.
O prefeito acompanhou neste sábado (03/03), a secretária estadual de Saneamento e Energia na vistoria às obras de intervenção sob a Ponte Santos Dumont - Rio Tamanduateí, próximo à estação do Metrô Armênia.

No final do ano passado ocorrem solapamentos no local. A estrutura da ponte apresentou falhas que somadas as intensas chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro deste ano, contribuíram para o surgimento de erosões embaixo da ponte.

Com isto, erodiu parte do talude. Técnicos do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) detectaram quatro pontos embaixo da ponte que poderiam resultar no afundamento da avenida Santos Dumont com a do Estado.

Para sanar o problema está sendo aterrado o vácuo que ser formou embaixo da ponte. Com isto, Prefeitura e Governo do Estado pretendem devolver uma pista mais segura para a população.

O prefeito disse que em recente reunião realizada entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi apontada a urgência desta obra. “A Prefeitura vai procurar identificar as razões da erosão. Em princípio, nos parece que é uma obra que teve a condução feita de uma forma errada porque é inconcebível, que uma obra que está localizada em um importante cruzamento em São Paulo, tenha sido feita sem levar em consideração uma técnica adequada para um ponto tão crucial na cidade de São Paulo”, disse. Ele observou que talvez deverá ser aberta uma sindicância para averiguar o caso.

A secretária afirmou que está sendo feita uma intervenção de emergência no local no sentido de garantir a segurança de todas as pessoas que trafegam na região.

Avenida Santos Dumont interditada

Por conta das obras, a avenida Santos Dumont, sentido Santana, será interditada no cruzamento com a avenida do Estado. A CET está com a equipe no local para dar orientações aos motoristas.

A interdição total ocorre no sentido bairro (Santana) a partir do início da tarde deste sábado (03/03).

Às cinco horas da manhã da segunda-feira (05/03) será feita a liberação da pista local no sentido bairro, mas permanecerá fechada a pista expressa. A liberação da pista expressa ocorrerá às 5 horas da manhã da quarta-feira (07/03).

O presidente da CET pediu que os motoristas evitem trafegar pela Santos Dumont nestes dias de obras. “A redução de veículos será drástica, uma vez que esta via recebe oito mil veículos por hora e as opções de desvios são limitadas”, explicou.

A região por onde passa o rio Tamanduateí é de competência do Estado porque o rio atravessa várias cidades do ABC até chegar em São Paulo. As obras que estão sendo realizadas no local estão sob o comando do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee) com apoio do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT), ambos do Governo do Estado.

Alternativas

A CET recomenda que os motoristas evitem a avenida Santos Dumont (sentido Santana) utilizando como alternativa as avenidas do Estado e Cruzeiro do Sul e a ponte Cruzeiro do Sul.


collections
Galeria de imagens