Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 27 de Março de 2007 | Horário: 17:35
Compartilhe:

Prefeito vistoria Unidade Básica de Saúde e anuncia nova AMA

Em vistoria às obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Americanópolis, o prefeito da Cidade anunciou nesta terça-feira (27/03) a construção de uma nova Assistência Médica Ambulatorial (AMA) na região.
Em vistoria às obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Americanópolis, na Zona Sul da Cidade, o prefeito anunciou nesta terça-feira (27/03) a construção de uma nova Assistência Médica Ambulatorial (AMA) na região.

A AMA Americanópolis será construída em terreno ao lado da UBS, cujas reformas ficam prontas em maio. As obras deram mais funcionalidade à unidade e conforto aos usuários. Foi criado acesso independente ao laboratório e colocada cobertura nas áreas de espera e de retirada de medicamentos. Trata-se da primeira reforma em 23 anos de existência da Unidade.

"Saio satisfeito daqui e com uma boa notícia para a população", afirmou o prefeito. “É a instalação de uma AMA neste local, que deverá ser entregue em três meses. Com isso, esperamos atingir um nível de quase excelência no atendimento". A AMA é uma unidade de saúde criada pela Prefeitura para agilizar os atendimentos e diminuir as filas de espera em prontos-socorros e hospitais da Cidade. Mesmo sem consultas previamente marcadas, os pacientes podem ser rapidamente atendidos se apresentarem sintomas de baixa complexidade. Caso sejam constatados problemas mais graves, os pacientes são encaminhados para unidades de urgência e emergência.

Os profissionais de saúde que atendem na UBS Americanópolis deram quase 50 mil consultas em 2006. A expectativa é que o número aumente em 2007, com mais dois pediatras e um ginecologista. Atualmente, a unidade conta com quatro clínicos, três ginecologistas, cinco pediatras, dois dentistas, duas enfermeiras, um psicólogo, uma nutricionista e 14 auxiliares de enfermagem, além de funcionários do setor administrativo e estagiários.

A UBS foi informatizada, o que deu mais agilidade à marcação de consultas. A reforma, em fase final, inclui intervenções no estacionamento interno e externo, construção de rampas para deficientes físicos, abertura de novos portões de entrada, construção de quatro consultórios (dois para a saúde da mulher, um para atendimento de adolescentes e um para ampliação do setor de odontologia), troca total do piso, ampliação das salas de espera, recepção, farmácia e vacina, adequação da central de esterilização, colocação de azulejos em quatro salas, pintura, construção de lixeiras hospitalar e domiciliar, e reforma de toda a parte hidráulica e elétrica.

As obras são executadas pela Subprefeitura do Jabaquara e foram iniciadas em setembro de 2006. Os investimentos totalizam R$ 392,5 mil. O prédio, de dois pavimentos, tem área construída de 625 m².

collections
Galeria de imagens