Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 11 de Abril de 2007 | Horário: 10:36
Compartilhe:

Empresas de motofrete ganham ‘Selo Trânsito Seguro’ da CET

As empresas foram avaliadas pela CET como merecedoras do Selo por adotar práticas eficientes de gestão do risco de acidentes com motocicletas, oferecendo seguro de vida, convênio de saúde e convênios para revisão mecânica das motos, entre outros requisitos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) entregou na segunda-feira (09/04), as primeiras certificações do "Programa Selo Trânsito Seguro", edição 2007, para as seis empresas de motofrete ou que operam com frota de motocicleta. As empresas que atenderam às exigências de segurança no trânsito em suas atividade e receberam a certificação foram Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Danlex Transportes Ltda., Serviço de Motos Expresso - SPS Ltda., RAE Express Serviços Rápidos Ltda., Millex Transporte Ltda. e New Executive Express Serviços de Moto Frete Ltda.

As empresas foram avaliadas pela CET como merecedoras do Selo por adotar práticas eficientes de gestão do risco de acidentes com motocicletas, oferecendo seguro de vida, convênio de saúde, convênios para revisão mecânica das motos, auxílio extra por afastamento em caso de acidentes, treinamento específico para motociclistas, entre outros requisitos.

O Selo faz parte de um conjunto de medidas que a CET vem adotando para melhorar as condições de segurança no trânsito e estimular atitudes corretas e cidadãs. Essas medidas incluem campanhas educativas para motoristas e pedestres, "faixa cidadã preferencial para motociclistas" em corredores de tráfego e criação da "faixa exclusiva para motos" em fase de teste na avenida Sumaré.

O principal objetivo do Selo é obter resultados na diminuição dos acidentes com os motociclistas, estimulando as empresas do setor a adotar práticas de gestão de segurança que garantam a esses profissionais o uso de equipamentos de proteção, como capacetes, motos e jaquetas, além de treinamento e condições regulares de trabalho.

Depois de apresentar os documentos necessários para se inscrever no programa e ter seu pedido deferido, a empresa interessada em receber o Selo responde a uma auto-avaliação com 11 perguntas divididas entre os temas Desenvolvimento Profissional, que trata das relações que a empresa mantém com seus empregados e o grau de compromisso com o desenvolvimento humano e profissional dos trabalhadores, com duas questões; Segurança, que abrange aspectos relativos à segurança no trânsito, tais como o uso de equipamentos de proteção individual, a manutenção das motocicletas, a definição de rotas seguras e o acompanhamento estatístico de acidentes e multas, com sete perguntas; e Sociedade e Desenvolvimento Local, focado em ações da empresa com a melhoria na vida da comunidade e com o desenvolvimento de iniciativas de educação e segurança no trânsito, com duas questões.

As respostas aos indicadores de cada tema correspondem a uma pontuação, gerando-se, assim, uma nota total por tema e uma pontuação geral. Cada resposta vale até três pontos (“não” não confere pontos, “em parte” vale um ponto, “em grande parte” dois, e “sim” três pontos), num total de 33 pontos possíveis. Para obter o selo, a empresa deve atingir pelo menos 17 pontos. A auto-avaliação será validada por uma visita técnica, que reunirá elementos adicionais para recomendações de aperfeiçoamento das práticas de cada empresa visando a maior segurança na prestação do serviço e no uso da motocicleta em sua atividade econômica.

As empresas aprovadas poderão usar o Selo em sua marca de negócio, bem como nos espaços dedicados à publicidade no baú das motocicletas ou no colete dos motociclistas. Além do uso da logomarca do Selo, as empresas recebem um certificado impresso e têm direito à divulgação de suas experiências em publicações e website oficiais da CET.

Diariamente na Cidade de São Paulo, um motociclista morre e outros 25 são feridos, muitos deles obrigados a se submeter a várias cirurgias e dolorosos tratamentos. A inscrição no Programa é voluntária e gratuita. O regulamento e o Manual para participação no Programa estão disponíveis no site da CET.

collections
Galeria de imagens